Lusiadas.pt | Blog | Crianças | Obesidade Infantil

Categorias

Obesidade e diabetes: a relação entre ambos

3 min

Obesidade: por que é fator de risco da diabetes?

Apelidada muitas vezes como “a doença do século XXI”, a obesidade é um dos principais fatores de risco para a diabetes tipo II. Rui Ribeiro, especialista em cirurgia geral e coordenador do Centro Multidisciplinar da Doença Metabólica da Clínica de Stº António, explica o porquê desta relação de risco.

A importância de os pais definirem regras para o uso de tecnologias

3 min

Crianças devem usar as tecnologias com limites

Crianças que passam mais de cinco horas em frente a ecrãs tendem a engordar e há que contrariar esta tendência que é cada vez mais fomentada pelo uso das tecnologias.

Quiz: a sua família tem bons hábitos de atividade física?

1 min

Quiz: a sua família tem bons hábitos de atividade física?

A rotina desportiva dos pais é um exemplo positivo para os filhos. Pais ativos e desportistas incentivam as crianças a uma vida mais saudável, enquanto pais sedentários passam a mensagem contrária. Descubra qual o perfil da sua família com este teste.

Crianças: cuidados essenciais para o seu filho praticar desporto em segurança

1 min

Como a criança pode praticar desporto em segurança?

Começar com aquecimento, terminar com alongamentos e beber sempre muita água. Estas são algumas das recomendações para que as crianças possam beneficiar ao máximo – e sem riscos – da prática desportiva. Fique a par de todos os cuidados a ter.

O professor pode ajudar a evitar o bullying nos alunos com excesso de peso

2 min

Alunos com excesso de peso: o papel do professor no combate ao bullying

O excesso de peso muitas vezes motiva a exclusão dentro da Escola, fazendo com que alguns alunos possam ser vítimas de bullying. É fundamental que os professores procurem informação junto do Gabinete de Psicologia da Escola para saberem como podem intervir. É importante que os professores estejam sensibilizados para esta situação e não discriminarem alunos com excesso de peso, principalmente nas aulas de Educação Física.

Estratégias para os pais definirem regras alimentares

2 min

Estratégias para os pais definirem regras alimentares

O bom senso é sempre um conselho precioso em caso de dúvida, por mais difícil que seja de definir. Mas ajuda ter algumas regras alimentares : é fundamental definir limites, nunca se deve recompensar um mau comportamento e o exemplo é sempre um bom caminho.

Os regimes vegetarianos podem fornecer os nutrientes necessários em todas as fases da vida. Mas cautela: é preciso dar atenção à ingestão de nutrientes essenciais

3 min

Regimes vegetarianos para crianças

A base de uma boa alimentação é a diversidade. E este princípio é válido para todos os regimes alimentares, incluindo o vegetariano.

O tacho ou a panela que se usa para cozinhar influencia o resultado final

3 min

O tacho certo é o que faz boa comida

Alumínio, ferro, aço inoxidável, barro, vidro, cerâmica, antiaderente… Há tantas opções que se torna difícil decidir de que materiais devem ser os utensílios de cozinha. A verdade é que cada um tem características diferentes e o melhor é escolher os mais adequados ao seu dia a dia. Ou então ter um trem de cozinha variado, usando cada peça em função da receita pretendida.

Existem várias estratégias para escolher fruta e hortícolas

4 min

Conselhos para escolher fruta e hortícolas

São alimentos ricos em nutrientes e têm a vantagem de ser pouco calóricos, o que os torna essenciais numa alimentação equilibrada. Prefira os produtos da época, por regra, mais económicos e com maior riqueza nutricional.

Comer demais é muito fácil. Mas existem estratégias que o vão ajudar a fazer escolhas mais saudáveis e equilibradas

6 min

Como fugir às armadilhas que nos levam a comer demais

Valorize a sua refeição, dê-lhe a devida atenção, sem se distrair com ecrãs, e procure fazê-la num lugar tranquilo. Dar-lhe valor significa também ter um prato colorido e saboroso, em que as hortícolas desempenham um papel preponderante. Deixamos-lhe várias estratégias para não comer demais e servir de exemplo ao seu filho.