4 min

Qual o desporto certo para o seu filho? Só ele sabe

Colaboração
O ténis pode ajudar as crianças tímidas e a ginástica ajustar-se às mais confiantes. Ou não. Só há uma regra a respeitar na escolha do desporto certo para o seu filho: deixá-lo escolher.
Por Tiago Carrasco

 

Daniel nunca se interessou por desporto: tinha peso a mais, era descoordenado e demasiado tímido para enfrentar o contacto físico. A mãe, Teresa Castro, levou-o a vários clubes de Lisboa, onde experimentou basquetebol, ténis e judo. Nenhuma das atividades durou mais de três meses. “Os outros pais pressionavam-me para metê-lo numa equipa. Não consegui, mas sabia que mais tarde ou mais cedo iria encontrar uma atividade de que gostasse.”

Aos 14 anos, o rapaz, decidido a emagrecer, acompanhou um colega de escola num passeio de bicicleta até Monsanto, onde chegou com dificuldade. Sentiu-se triunfante. Começou a pedalar todos os fins de semana, perdeu 18 quilos e fez novas amizades. Hoje, com 25 anos, a residir em Barcelona, organiza percursos de ciclismo nos Pirenéus com o grupo Social Bici: “Às vezes são mais de 100 quilómetros, grande parte deles com inclinação acentuada”, diz. Apesar de ter começado tarde, Daniel chegou a adulto com os valores mais importantes que o desporto pode transmitir na infância e adolescência: atributos sociais, espírito de entreajuda, confiança e competitividade.

O grande mérito dos pais de Daniel foi o de não perderem a paciência e não o forçarem a praticar uma modalidade que não lhe desse prazer. Muitos fazem o oposto: colocam as crianças a fazerem o desporto que eles gostavam de ter feito, que apreciam ver na televisão ou que oferece mais promessas de profissionalização e sucesso (o futebol, no caso português). “A gratificação através do desporto em idade infantil prende-se com três fatores”, salienta Miguel Pinto Barros, psicólogo clínico do Hospital Lusíadas Lisboa.

“Primeiro, gostar da modalidade que se pratica; segundo, ter treinadores com competência técnica e pedagógica e, até aos 10 ou 11 anos, não estar envolto num ambiente demasiadamente competitivo.”

O desporto no início do ciclo da vida

Se as competências físicas conferidas pela prática desportiva são óbvias – combate à obesidade, coordenação motora, fortalecimento muscular –, nunca é demais relembrar as vantagens sociais e psicológicas. Autoconfiança, capacidade de superação, de trabalhar em equipa e de lidar com o fracasso.

“Os pais devem transportar o que os filhos aprendem no desporto para o dia a dia. Se a criança joga voleibol e no início não sabe servir, mas melhora com o treino, esse exemplo deve ser usado para a motivar na escola. Assim, ela vai saber que, mesmo que um teste corra mal, com estudo e dedicação vai ter melhores resultados. A criança retira gratificação da sua evolução”, diz Miguel Barros. “O importante é que o desporto seja útil na melhoria da relação da criança com ela própria e com os outros. Pode ajudar no ciclo da vida que permite um desenvolvimento saudável: ser amado e reconhecido pelos outros, para depois se amar e reconhecer a si próprio, de forma a poder amar e reconhecer os outros.”

Desportos individuais vs desportos de equipa

Uma das primeiras questões que os pais colocam quando querem pôr os miúdos a mexer, é se devem optar por uma modalidade individual ou coletiva. Miguel Barros defende que até aos 4-5 anos, se deve optar por atividades singulares mais simples: natação, ginástica ou ballet.

Por volta dos 6-7 anos, pode começar com jogos mais complexos, como o ténis. “Daí em diante, as modalidades coletivas, como o futebol, o rugby, o basquete ou o voleibol, tornam-se apelativas e importantes, mas sem uma pressão competitiva elevada”, diz o psicólogo. “Nestes jogos, deve prevalecer o espírito de equipa, a solidariedade, ajudar e ser ajudado, ganhar e ser felicitado, perder e ser apoiado, todas elas ações importantes no domínio social”.

Estes valores contam com alguns inimigos – treinadores que colocam as vitórias acima do desportivismo e pais que vão para os recintos berrar com os árbitros. “Em vez de sentirem prazer no jogo, as crianças podem sentir-se pressionadas, frustradas e ansiosas”, diz o psicólogo.

Desporto certo para o seu filho: não há receitas mágicas 

Uma criança que sofre bullying deve ir para o karaté aprender a defender-se. Um miúdo tímido deve entrar numa equipa para aprender a socializar. Se o seu filho é teimoso, torne-o atleta porque vai querer bater os seus próprios tempos. A internet está cheia de artigos que prescrevem qual o desporto certo para o seu filho e qual é o mais adequado para a identidade de cada criança. “Mas isso é tão subjetivo”, lamenta Miguel Barros.

“Uma criança introvertida pode, de facto, melhorar no seio de uma equipa de futebol. Contudo, se não gostar, se estiver à parte, vai ter uma experiência negativa. Por outro lado, se for focada, modalidades como o ténis ou a natação podem conferir-lhe mais prazer ”.

O psicólogo não rejeita, porém, que as características de algumas modalidades possam ajudar na superação de problemas: “Uma criança avessa ao contacto físico poderá encontrar no rugby, que contém um conjunto de valores éticos, uma saída para o seu bloqueio”.

Mas o melhor é mesmo não se fiar em receitas que lhe dizem qual o desporto certo para o seu filho: exponha-o a vários desportos, leve-o a experimentar, explique-lhe  bem as regras. Vai ver que num deles ele se vai sentir um campeão.

Pode ler este artigo na edição número 7 da Revista Lusíadas, aqui

Ler mais sobre

Criança Desporto

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dr. Miguel Barros

Dr. Miguel Barros

Hospital Lusíadas Lisboa

Especialidades em foco neste artigo

Especialidades em foco neste artigo

PT