3 min

Será COVID-19, constipação, gripe ou alergias?

Colaboração
Com os sintomas a sobreporem-se frequentemente, como é que se consegue saber quando é uma alergia, uma constipação, uma gripe ou uma infeção por COVID-19?

Alergias, constipações, gripe e COVID-19 são situações que levam a manifestações no trato respiratório superior. Mas qual é a diferença entre elas? O coordenador da Unidade de Doenças Infecciosas do Hospital Lusíadas Lisboa, Luís Tavares, responde.

COVID-19, constipação, gripe e alergias: o que são, sintomas e como tratar

COVID-19

O que é: A COVID-19 é o nome da doença causada pelo coronavírus SARS-COV-2 — identificado pela primeira vez em humanos, no fim de 2019, na cidade chinesa de Wuhan. Facilmente transmitida através das partículas expelidas pela pessoa infetada, pode causar infeção respiratória grave como a pneumonia.

Sintomas: Têm variado muito os quadros clínicos desde que surgiu pela primeira vez o SARS-COV-2, em função das diferentes mutações do vírus. Entre os principais sintomas, incluem-se a febre, tosse, garanta dorida, congestão nasal e, eventualmente, a seguir, poderá ocorrer infeção respiratória. Outros sintomas poderão ser: cefaleias, prostração, mialgias, náuseas, fadiga, diarreia, perda do olfato e do paladar.

Como tratar: Se for ligeiro, é importante descansar e hidratar-se. Para aliviar alguns dos sintomas, pode ser necessário a toma de paracetamol. Se for um caso mais severo de COVID-19, pode ser necessário um tratamento com antivirais ou anticorpos.

Gripe

O que é: A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, B e C, transmitida através das partículas expelidas pela pessoa infetada. Pode ser prevenida através da vacinação, que deve ser feita todos os anos. 

Sintomas mais frequentes: Normalmente, resulta em mialgias, febre e cefaleias. A tosse é um sintoma que poderá aparecer mais tarde, depois dos primeiros sintomas, bem como expectoração. 

Como tratar: Se for uma gripe ligeira, normalmente apenas será necessário paracetamol para aliviar os sintomas ou, se for mais grave, um medicamento anti-viral mais forte.

Constipação

O que é: A constipação é uma infeção das vias respiratórias superiores, causada pelos adenovírus, que são facilmente transmissíveis. Basta o contacto com as secreções respiratórias, através da tosse ou espirro, para poder ser infetado.

Sintomas mais frequentes: Entre os principais sintomas, incluem-se a congestão e abundante produção de muco nasal, bem como as dificuldades na respiração pelo nariz. Poderá também ocorrer comichão e vermelhidão no nariz, diminuição ou perda do olfato e paladar, espirros, dor de cabeça, dor de garganta e febre baixa.

Como tratar: Normalmente, trata-se com hidratação e repouso.

Alergias

O que são: As alergias resultam de uma resposta do sistema imunitário ao contacto com uma substância exterior considerada ameaçadora. Neste caso, o organismo desenvolve anticorpos para repudiar essas substâncias, desencadeando uma reação inflamatória. Na primavera, há vários alérgenos a serem transportados pelo ar, como o pólen, os pelos de animais ou os ácaros.

Sintomas mais frequentes: Os sintomas mais frequentes são coriza, espirros, congestão nasal, rouquidão, olhos lacrimejantes ou vermelhos, bem como irritação no nariz, boca ou garganta. A tosse é um sintoma menos frequente e, quando de facto ocorre, é geralmente seca.

Como tratar: Para aliviar os sintomas, poderá ser necessário um anti-histamínico ou um descongestionante nasal.

COVID-19, constipação, gripe e alergias: serão mesmo diferentes?

Olhando para estas quatro patologias, o especialista afirma: “Vê-se que são diferentes, mas, na prática, há uma grande sobreposição entre estes quadros clínicos. Fica muito difícil, do ponto de vista estritamente clínico, decidir se é uma coisa ou outra.” Por isso, e porque dependendo do diagnóstico o tratamento será diferente, é necessário recorrer aos exames complementares de diagnóstico.

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dr. Luís Tavares

Dr. Luís Tavares

Coordenador da Unidade de Doenças Infeciosas

Hospital Lusíadas Lisboa

Especialidades em foco neste artigo

Especialidades em foco neste artigo

PT