6 min

Doença de Crohn: o que é, os sintomas e os tratamentos

Colaboração
Desconhece-se a causa desta doença inflamatória e autoimune do tubo digestivo. Mas os recentes tratamentos biológicos permitem uma resposta eficaz que aparentemente não fragiliza o sistema imunitário.

A doença de Crohn é uma patologia inflamatória que afeta o tubo digestivo e que pode provocar dores abdominais, diarreia, mal-estar, anemia e desnutrição. Ainda há muito por compreender sobre este processo inflamatório que se transforma numa doença crónica.

“Não existem causas definidas para a doença de Crohn, considerando-se atualmente que é uma doença autoimune. Há uma reação exacerbada do sistema imunitário”, explica Maria João Moreira, médica gastrenterologista do Hospital Lusíadas Braga. Neste artigo, vamos abordar o que é a doença de Crohn, os sintomas e os tratamentos possíveis.

Causas: da genética ao ambiente

A doença de Crohn tende a surgir sobretudo nos indivíduos jovens, entre os 17 e os 39 anos, de qualquer sexo, apesar de haver uma segunda vaga de incidência em pessoas a partir dos 50 anos. Estima-se que a prevalência da doença em Portugal seja de 70 por 100.000 habitantes. Por razões desconhecidas, eventualmente em resposta a algum fator externo, o sistema imunitário inicia um ataque descontrolado no tubo digestivo. Os especialistas acreditam que este ataque é o resultado de uma interligação entre a genética de cada pessoa e o ambiente.

“Há um terreno genético que favorece o aparecimento da doença de Crohn”, explica a gastrenterologista Maria João Moreira. Mas tem de existir algo que faça desencadear a reação imunitária exacerbada.

“Presume-se que os fatores ambientais, nomeadamente alimentares, sejam preponderantes na origem da doença, mas não estão especificados.” O que se sabe é que a incidência da doença tem aumentado: “Desde meados do século passado até ao momento atual tem havido um crescimento do número de casos, de incidência da doença.”

Como a genética das populações não se alterou num período tão curto de tempo, os cientistas têm analisado as mudanças do ambiente que poderão estar a ter um papel determinante neste crescimento de casos.

Uma das hipóteses é o aumento do consumo de alimentos processados, com ingredientes artificiais, que podem estar a desencadear respostas inflamatórias.

Outra hipótese aponta para o ambiente cada vez mais higienizado onde as crianças crescem. Ao evitar-se que as crianças entrem em contacto com os agentes patogénicos existentes na terra e na sujidade, impede-se que o sistema imunitário crie as defesas na altura certa. Mais tarde, quando os jovens são expostos aos agentes patogénicos pela primeira vez, a reação do sistema imunitário acaba por ser exacerbada, provocando doenças autoimunes como a doença de Crohn, avança esta teoria.

O processo inflamatório

Apesar de surgir frequentemente na última porção do intestino delgado e no cólon, a doença de Crohn pode aparecer em qualquer região do tubo digestivo (boca, esófago, estômago, duodeno, intestino e reto).

O processo inflamatório começa por acontecer na mucosa – a camada superficial do tubo digestivo – com a formação de úlceras, mas pode atacar em profundidade os vários tecidos constituintes do tubo digestivo. “Em alguns casos essas úlceras são muito profundas e podem originar o aparecimento de fístulas (fissuras)”, explica Maria João Moreira.

Além disso, podem surgir apertos no tubo digestivo, ou seja, os tecidos ficam inchados e fazem diminuir o calibre daquele segmento do tubo. “A cicatrização das ulcerações também pode provocar apertos devido à cicatriz”, diz a médica. “Em alguns doentes, podem surgir abcessos no abdómen e abcessos da região perianal – mais superficiais -, que originam uma diminuição da qualidade de vida das pessoas.”

Sintomas da doença

A doença de Crohn provoca com frequência anemias e défices nutricionais. O ferro e outras vitaminas acabam por ser menos absorvidos pelo organismo. Além disso, existem sintomas mais evidentes e frequentes como a diarreia, a dor abdominal, além da febre, a perda de peso e a fadiga.

Em alguns doentes há manifestações da inflamação noutras regiões do corpo fora do tubo digestivo: dores articulares, a inflamação articular, inflamação ocular e algumas manifestações cutâneas. “A etiologia é a mesma, mas é manifestada em outros órgãos”, explica a especialista. 

Diferenças entre Crohn e colite ulcerosa

É importante distinguir a doença de Crohn da colite ulcerosa, outra doença inflamatória crónica que ataca o tubo digestivo e que tem parecenças com o Crohn. No entanto, há algumas diferenças importantes.

“As partes genéticas associadas a uma e a outra são distintas”, refere a médica. A colite ulcerosa só atinge o cólon e o reto. Além disso, existe quase sempre diarreia com sangue na colite ulcerosa, enquanto na doença de Crohn esse sintoma é menos frequente. Por outro lado, “enquanto o Crohn pode afetar todas as camadas da parede do intestino, a colite, na maior parte dos casos, afeta apenas a mucosa”, acrescenta a médica. 

Diagnóstico

O primeiro passo para o diagnóstico de um doente com sintomas associados à doença de Crohn é a análise do sangue e das fezes. A partir do sangue, é possível avaliar se a pessoa está com anemia, se tem défices nutricionais e vitamínicos e se tem fatores inflamatórios associados ao Crohn.

Já as fezes permitem excluir outras doenças, como infeções por parasitas e por bactérias. Além de também sinalizarem a existência de uma inflamação.

O passo seguinte é identificar onde é que a doença está a atuar no tubo digestivo. Para isso, é necessária a realização de endoscopias, principalmente a colonoscopia, que permite observar a região do intestino onde o Crohn aparece com mais frequência. “[A colonoscopia] permite uma observação direta dos tecidos e a colheita de biópsias para a análise histológica dos tecidos que caracterizam a inflamação”, explicita a médica. A biópsia permite analisar as alterações provocadas pela doença e excluir outras causas para a inflamação.

São ainda usados exames de imagem como a ressonância magnética, a tomografia computorizada (TAC) e a cápsula endoscópica (possibilita obter imagens de todo o intestino), para avaliar a extensão da doença. 

Tratamentos, cirurgia e prognóstico

Não há cura para a doença do Crohn. Para já, existem vários tratamentos disponíveis que têm como objetivo travar a agressão ao sistema imunitário. Em muitos casos, consegue-se controlar a doença, evitando que as pessoas tenham crises durante longas temporadas.

Os tratamentos são feitos com recurso a vários fármacos, alguns com efeitos imunomoduladores ou imunossupressores. Os primeiros regulam o sistema imunitário e os segundos suprimem-no. Os corticosteroides, os mais antigos, são moléculas eficazes em bloquear a atuação do sistema imunitário.

No entanto, estes fármacos têm vários efeitos secundários, alguns dos quais permanentes, além de deixarem o sistema imunitário enfraquecido e o organismo mais vulnerável a outras infeções, pelo que se deve evitar a sua utilização prolongada.

No fim do século passado surgiu o primeiro tratamento biológico: anticorpos que diminuem a inflamação e reduzem as complicações da doença no tubo digestivo, tendo um impacto imunomodulador.

Nos últimos anos, a oferta de anticorpos contra o Crohn aumentou. “Não existem tratamentos com taxas de respostas 100%, mas há cada vez mais a possibilidade de tratamentos imunomoduladores”, garante Maria João Moreira, acrescentando que a variedade atual de tratamentos biológicos permitiu que pessoas que antes não respondiam a um tratamento biológico passassem a responder aos novos fármacos.

Ainda assim, o prognóstico pode variar. “Existe uma parte dos doentes que tem um curso relativamente benigno. Na generalidade, quanto mais tardio for o aparecimento dos sintomas, menos agressiva é a doença”, explica a médica. Mas há doentes que vivem períodos em que o Crohn se agudiza e outros períodos em que a doença fica adormecida.

E há uma pequena parte dos doentes que não responde aos tratamentos de última linha. Sabe-se que o consumo de tabaco dificulta a resposta aos tratamentos, mas no geral ainda é um mistério por que razão um doente melhora com o recurso a fármacos e o outro não.

Quando os tratamentos não funcionam ou quando existe uma complicação da doença, como um abcesso ou um aperto do intestino, que provoca obstrução dos alimentos e dor abdominal, é necessário recorrer à cirurgia, com a remoção de um segmento de intestino.

A cirurgia “faz com que a doença fique controlada”, diz a especialista. Mas “há uma elevada recidiva nos segmentos junto” ao local intervencionado, avisa a gastrenterologista. Por isso, é necessário haver uma vigilância ativa logo após a intervenção e, caso a inflamação volte, um tratamento imediato para “diminuir o risco de uma nova cirurgia”.

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dra. Maria João Moreira

Dra. Maria João Moreira

Hospital Lusíadas Braga

Especialidades em foco neste artigo

Especialidades em foco neste artigo

PT