2 min

Laser de femtosegundo cura cataratas

Colaboração
O Hospital Lusíadas Porto é o primeiro hospital privado do norte ibérico a disponibilizar o Laser de Femtosegundo, a técnica mais avançada na cirurgia a laser que cura cataratas.

A catarata consiste na opacidade total ou parcial do cristalino, lente natural do globo ocular, que é responsável pela focalização da visão para perto e para longe. É a diminuição progressiva da visão, podendo ser congénita ou adquirida (que é a forma mais frequente da doença).

Segundo dados recentes, as cataratas atingem cerca de metade da população mundial com mais de 65 anos. “Uma catarata não é mais do que a perda progressiva da transparência do cristalino, a estrutura do globo ocular que funciona como uma lente natural e que tem como função focar os raios de luz que entram pela parte interior do globo ocular na retina”, explica Nuno Gomes, coordenador de Oftalmologia do Hospital Lusíadas Porto e responsável pela Catarata.

Cirurgia das cataratas

A cirurgia das cataratas consiste na remoção do cristalino opacificado e na sua substituição por uma lente intraocular. “Tradicionalmente, esta cirurgia era feita utilizando ultrassons para fragmentar o cristalino. Neste momento, dispomos de uma nova tecnologia em que grande parte da cirurgia deixa de ser feita pela mão do cirurgião e passa a ser feita por um Laser de Femtosegundo, o que torna a cirurgia muito mais previsível, mais segura e mais reprodutível”, diz o especialista.

Laser de Femtosegundo

A tecnologia laser funciona, na prática, como um bisturi eletrónico que é guiado pelo médico para fazer as incisões na córnea, abrir a cápsula anterior e fragmentar o cristalino. Desta forma, é possível diminuir o risco, a cicatrização é mais rápida e a probabilidade de infeção no pós-operatório é quase inexistente.

“O uso do laser permite que o tamanho e a orientação das incisões seja igual em todas as cirurgias que fazemos e que a abertura da cápsula anterior do cristalino tenha sempre o mesmo tamanho”, explica Nuno Gomes.

  • Operação em dois atos

A cirurgia de cataratas com o Laser de Femtosegundo é dividida em duas fases. Na primeira, o paciente é encaminhado à sala do laser, onde será submetido à abertura da cápsula anterior do cristalino (capsulotomia), à fragmentação do núcleo e à criação das incisões na córnea. A segunda realiza-se minutos mais tarde, já no bloco operatório. Nesta fase o cirurgião completa o procedimento aspirando os fragmentos da catarata e implantando uma lente intraocular.

  • Principais vantagens

A introdução deste laser é uma revolução na cirurgia de catarata, oferecendo vantagens significativas sobre a técnica cirúrgica que tem sido usada desde 1990.

“Torna a cirurgia muito mais precisa, segura e muito mais previsível em termos de resultados e imprime maior segurança, rapidez e precisão nos passos mais delicados da cirurgia que é, por outro lado, menos invasiva e com redução do tempo de ultrassons utilizados na fragmentação da catarata”, conclui o especialista.

É ainda possível assegurar maior segurança e eficácia das lentes intraoculares implantadas para correção de presbiopia (“vista cansada ao perto”) e astigmatismo. Desta forma, a recuperação e capacidade visual pós-operatória é mais rápida.

Ler mais sobre

Doenças dos Olhos

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dr. Nuno Gomes

Dr. Nuno Gomes

Coordenador da Unidade de Oftalmologia

Hospital Lusíadas Porto
Hospital Lusíadas Braga

Especialidades em foco neste artigo

Especialidades em foco neste artigo

PT