1 min

Saúde em Dia: O que é que o teletrabalho faz aos nossos olhos?

Colaboração
No 8.º episódio desta websérie saiba que consequências pode o teletrabalho e o excessivo tempo passado em frente a aparelhos eletrónicos ter na saúde ocular.

Com o teletrabalho, deixámos de ter reuniões presenciais, pausas para café, horas de almoço fora do escritório ou finais de tarde com amigos. A vida fez-se por casa, espaço que passou a desdobrar-se em vários — transformando-se num escritório e, muitas vezes, numa escola.  Resultado? O tempo seguido e sem descanso em frente ao computador estendeu-se, ultrapassando em muitos casos as oito horas. Aumentaram também os períodos em frente à televisão e aos ecrãs do telemóvel, porque as atividades de lazer no exterior estavam suspensas. Além disso, muitos pais tiveram de ajudar os seus filhos pequenos na exigente tarefa das aulas a partir de casa, auxiliando-os a mexer no computador.  Para adultos e crianças, foram meses com os olhos postos em aparelhos. Como consequência, além da vista cansada, podem surgir ou agravar-se problemas oculares.

É esse o tema do 8.º episódio da websérie "Saúde em Dia", resultante de uma parceria entre a Lusíadas Saúde e o jornal Público. Moderado pelo jornalista Paulo Farinha, conta com a participação de Nuno Gomes, Oftalmologista no Hospital de Braga e coordenador da unidade de Oftalmologia do Hospital Lusíadas Porto, e ainda de Sandra Ribeiro, paciente que usa óculos há 20 anos e que com teletrabalho viu prejudicado o bem-estar dos seus olhos. Juntos, abordam o resultado do confinamento na saúde ocular e destacam a importância de não adiar consultas. 

Ler mais sobre

Doenças dos Olhos

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dr. Nuno Gomes

Dr. Nuno Gomes

Coordenador da Unidade de Oftalmologia

Hospital Lusíadas Porto
Hospital Lusíadas Braga

Especialidades em foco neste artigo

Especialidades em foco neste artigo

PT