Lusiadas.pt | Blog | Doenças dos Olhos

Tags mais relevantes

Catarata: quais os tratamentos existentes para as cataratas?

5 min

Cataratas: o que é, quais os tipos e como tratar

Mais conhecida enquanto doença associada a pessoas idosas, a catarata resulta da deterioração do cristalino e pode ter diversas causas. Quando não tratada, esta doença pode provocar cegueira. A boa notícia é que há um tratamento eficaz.

Estrabismo: qual os tratamentos

4 min

Estrabismo: o que é, como se diagnostica e corrige

Apesar de muitas vezes não se saber qual é a causa, o estrabismo é um problema comum da visão que pode ser tratado em qualquer idade. Contudo, o diagnóstico precoce é importante porque a recuperação da acuidade visual só é possível durante a infância.

Como detetar e corrigir a miopia?

2 min

Como detetar e corrigir a miopia

A miopia afeta 20% a 30% da população mundial e, em muitos casos, manifesta-se na infância e na adolescência. Os seus efeitos podem ser minimizados com óculos, lentes de contacto ou cirurgia.

Como tratar e prevenir o olho seco

2 min

Como tratar e prevenir o olho seco

Faço pausas ao longo do dia, evite ambientes com fumo e ar condicionado e recorra a lágrimas artificiais, se necessário.

O que é o astigmatismo e como é realizado o seu tratamento

2 min

Diagnóstico e correção do astigmatismo

O defeito é quase sempre hereditário e a deteção precoce nas crianças é fundamental. Semicerrar os olhos e inclinar a cabeça à procura de maior nitidez devem ser sinais de alarme para os pais, diz Ana Martins, oftalmologista da Clínica Lusíadas Faro.

Olhos: como saber que a criança vê mal?

5 min

Será que o meu filho vê mal?

Uma em cada cinco crianças tem problemas de visão. Cabe aos pais estarem atentos, até porque elas raramente se queixam e o diagnóstico precoce é fundamental. Semicerrar os olhos é um dos sintomas mais conhecidos, mas “tiques” como esfregar os olhos são também sinais de alerta.

Transplante da córnea no Hospital Lusíadas Porto

3 min

Transplante da córnea: nova unidade de referência

A Unidade de Oftalmologia do Hospital Lusíadas Porto tem uma nova área de diferenciação. Este procedimento permite devolver a qualidade de vida a pessoas para quem a esperança de recuperar a visão era diminuta.

Conjuntivite: viral ou bacteriana

2 min

Conjuntivite: bacteriana ou viral?

A conjuntivite pode ser causada por bactérias ou vírus, no caso das infeciosas, as mais frequentes. Saiba mais.

Factos e mitos sobre lentes de contacto: devemos tirar as lentes de contacto quando vamos tomar banho? E na piscina? As respostas do especialista.

3 min

Factos e mitos sobre as lentes de contacto

São apropriadas para o desporto e não se perdem atrás do olho. Mas não se devem usar à noite... O que importa saber sobre este objeto inventado no século XIX.

O Hospital Lusíadas Lisboa é o primeiro hospital privado em Portugal a disponibilizar a ciclodestruição por ultrassons, uma técnica não invasiva que promete ser um dos grandes avanços no tratamento do glaucoma.

2 min

Técnica inovadora no tratamento do glaucoma

Em apenas três minutos já é possível reduzir em 30% a pressão intraocular do glaucoma. O Hospital Lusíadas Lisboa é o primeiro hospital privado em Portugal a disponibilizar a ciclodestruição por ultrassons, uma técnica não invasiva que promete ser um dos grandes avanços no tratamento do glaucoma nos próximos anos.