1 min

Mãos dormentes: o que deve saber

Qualquer situação em que exista uma nova dormência que não seja passageira deve ser alvo de avaliação por parte de um médico.

Dormência: definição 

A dormência é “uma alteração da sensibilidade que causa uma sensação de adormecimento de um segmento ou zona do corpo”, explica Tiago Esteves de Carvalho, coordenador da Unidade de Medicina Física e de Reabilitação da Clínica Lusíadas Oriente.

Sensação de mãos dormentes: o que fazer

Há muitas causas possíveis para a sensação de mãos dormentes, sendo que em algumas situações a explicação pode ser simples, enquadra Tiago Esteves de Carvalho. “Uma dormência passageira pode não significar nada de especial, tal como acontece quando uma pessoa adormece em cima de um braço, por exemplo”, explica.

No entanto, continua o coordenador da Unidade de Medicina Física e de Reabilitação da Clínica Lusíadas Oriente, há casos que merecem uma atenção especial. “Qualquer situação em que exista uma dormência nova que não seja passageira, ou seja, que permaneça, deverá ser alvo de uma avaliação médica. Isto porque terá de haver um motivo a justificar o aparecimento deste sintoma”, explica.

Entre as múltiplas causas possíveis, a sensação de mãos dormentes pode ser resultado de uma lesão nervosa num membro superior, caso do punho ou da mão, ou pode ser o resultado de qualquer compressão na coluna cervical – situações que requerem avaliação médica.

Em suma

“Se há uma dormência numa zona do corpo em que não existia dormência antes e esta permanece, deve ser procurada ajuda médica”, aconselha Tiago Esteves de Carvalho, coordenador da Unidade de Medicina Física e de Reabilitação.

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dr. Tiago Esteves de Carvalho

Dr. Tiago Esteves de Carvalho

Coordenador da Unidade de Medicina Física e de Reabilitação / Fisiatria

PT