3 min

Transplante da córnea: nova unidade de referência

Revisão Científica
A Unidade de Oftalmologia do Hospital Lusíadas Porto tem uma nova área de diferenciação. Este procedimento permite devolver a qualidade de vida a pessoas para quem a esperança de recuperar a visão era diminuta.
Por Carla Jesus

 

A Unidade de Oftalmologia do Hospital Lusíadas Porto tornou-se recentemente uma unidade de referência na área do transplante da córnea. “Em casos em que os dois olhos estão afetados, a situação pode tornar-se muito limitativa em termos de qualidade de vida, podendo mesmo impedir a atividade profissional ou as atividades correntes do dia a dia como a leitura ou a condução”, refere Luís Oliveira, responsável pelos transplantes da córnea nesta Unidade.

São inúmeras as patologias com indicação para um transplante da córnea. No entanto, as mais frequentes são as disfunções endoteliais – como a distrofia de Fuchs e as descompensações endoteliais – e o queratocone. Se no caso das primeiras são mais frequentes as ocorrências em pessoas mais idosas, sobretudo nas mulheres, no que ao queratocone diz respeito a maior incidência da doença é em jovens. Aliás, as disfunções endoteliais têm-se tornado mais frequentes com o aumento da esperança de vida, por serem patologias associadas ao envelhecimento.

“Há vários tipos de transplante da córnea, com graus de complexidade variável. No geral, o grau de complexidade é idêntico ao de alguns outros procedimentos cirúrgicos oftalmológicos”, salienta Luís Oliveira. O transplante da córnea ocorre em situações em que não há qualquer outro tipo de procedimento para tratar a patologia em questão. Há, no entanto, algumas contraindicações e pessoas a quem não é indicado fazer. “Existem também situações que pela sua gravidade apresentam um prognóstico tão reservado que pode não ser aconselhável ou mesmo sensato fazer um transplante”, explica o oftalmologista.

Diferenciação e excelência

As técnicas implícitas num transplante de córnea têm evoluído muito ao longo dos últimos anos. Essa evolução faz-se sentir nos procedimentos e técnicas adotadas, mas também no tempo de recuperação dos pacientes. “No transplante clássico, em que a totalidade da córnea é substituída, a recuperação funcional total pode demorar entre um e dois anos ou até mais. Nas novas técnicas de transplantação lamelar, em que substituímos seletivamente apenas a camada ou as camadas da córnea afetadas, a recuperação é muito mais rápida”, refere Luís Oliveira.

Existem dois tipos principais de transplantes lamelares: os lamelares anteriores e os lamelares posteriores. O tempo cirúrgico de um transplante clássico ou total (queratoplastia penetrante) é de cerca de 45-60 minutos. “O tempo cirúrgico de um transplante lamelar anterior é idêntico ou até ligeiramente superior ao do transplante clássico e o período de recuperação é semelhante.

No entanto, apresenta enormes vantagens pela preservação da camada interna da córnea (endotélio), nomeadamente risco de rejeição quase nulo, muito maior longevidade do enxerto e maior resistência a traumatismos”, explica o oftalmologista. Nos transplantes lamelares posteriores (endoteliais) o tempo cirúrgico é geralmente inferior, demora cerca de 15-30 minutos dependendo da técnica.

Nestes transplantes, a recuperação funcional é bastante mais rápida que nos transplantes clássicos e anteriores (geralmente poucas semanas), apresentando também taxas de rejeição e complicações muito mais baixas do que os transplantes clássicos.

A Unidade de Oftalmologia do Hospital Lusíadas Porto é altamente diferenciada nas diversas áreas. Os médicos e pacientes desta Unidade beneficiam das tecnologias e das técnicas mais avançadas que contribuem para um diagnóstico mais completo e exato mesmo em situações mais complexas.
 

Saiba mais:

 

Patologias com indicação de transplante da córnea

São muitas as doenças com indicação para o transplante da córnea, mas estas são as mais frequentes:

  • Disfunções endoteliais

São patologias do endotélio, que é a zona mais interna da córnea. É uma camada única de células que não se multiplicam. Uma vez lesadas não regeneram. Há inúmeras causas para estas disfunções, sendo as mais comuns de origem genética (como a Distrofia de Fuchs, que se manifesta geralmente depois dos 50-60 anos), traumática ou após procedimentos cirúrgicos intraoculares.

  • Queratocone

É uma doença de base genética que se manifesta em adolescentes e adultos jovens. Caracteriza-se pela diminuição progressiva da visão motivada pela “distorção” da córnea, que habitualmente adota um formato mais em “cone”.

Pode ler este artigo na edição número 7 da Revista Lusíadas, aqui

Ler mais sobre

Doenças dos Olhos

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dr. Luís Oliveira

Dr. Luís Oliveira

Hospital Lusíadas Porto

Especialidades em foco neste artigo

Especialidades em foco neste artigo

PT