2 min

Tratamento de varizes no Algarve

As varizes são um sinal de doença do sistema venoso superficial. Para o seu tratamento existem já uma série de alternativas que são cada vez menos invasivas e mais eficazes.

"Nas Unidades Lusíadas no Algarve damos resposta a todo o tipo de doenças do foro da cirurgia vascular", afirma o cirurgião vascular Pedro Amorim. "Oferecemos aos nossos doentes os procedimentos mais modernos disponíveis e que pendem para a cirurgia minimamente invasiva, sem prejuízo na eficácia", continua.

"Realizamos todo o tipo de cirurgias da área venosa e arterial, usando as técnicas endovasculares - o laser, a radiofrequência, a escleroterapia com espuma isolada ou mecânico-química combinada e a ablação de varizes com cianoacrilato (uma espécie de ''super-cola biológica''). Os procedimentos minimamente invasivos no tratamento das varizes (tão frequentes e com impacto social e pessoal enormes) não são uma questão menor. Além de traduzirem um maior respeito pela condição física, rápida recuperação e retorno à vida normal são também uma resposta aos novos tempos e à sociedade exigente em que vivemos. ''No Grupo Lusíadas não se compreenderia outra atitude que não fosse esta: de apenas oferecer a quem nos procura aquilo que admitiríamos para nós mesmos''. Inovação e melhoria dos cuidados são também a tónica nesta área que se encontra agora também nas Unidades Lusíadas no Algarve.

Do ponto de vista organizacional deve também ser tido em conta que "uma das nossas mais-valias é o facto de não sermos uma unidade de saúde isolada, mas fazemos parte de um grupo", refere o especialista. Acrescenta ainda que "as instalações são ótimas e o facto de termos acordos com a maioria dos sistemas de saúde faz com que possamos chegar a um maior número de pessoas".

O que causa as varizes e outras doenças venosas?

Na doença venosa, as veias perdem a função de transportar o sangue venoso para o coração. O problema pode assumir formas menos graves ou chegar a quadros clínicos mais severos, como:

  • Tromboflebites;
  • Úlceras de perna;
  • Hiperpigmentações;
  • Eczemas;
  • Dermatites;
  • Infeções;
  • Hemorragias.

Se doenças como a trombose venosa ou as malformações vasculares podem provocar o seu aparecimento, alguns hábitos de vida são igualmente determinantes, como o excesso de peso, o sedentarismo, a exposição ao calor concentrado ou a traumatismos de repetição (provocados pela prática de desportos como o futebol ou andebol).

Mantenha hábitos de vida saudáveis: beba muita água e faça exercício; evite o álcool, demasiada exposição solar, assim como ficar muito tempo sentado ou em pé. Além disso, procure o especialista se sentir dores. O tratamento atempado será sempre mais leve e apresentará melhores resultados.

Consulte o seu médico ao sentir:

  • Dores;
  • Inchaços;
  • Pernas pesadas e cansadas;
  • Uma mancha na perna que lhe dói depois de fazer algum tipo de exercício físico.

Ler mais sobre

Saúde Feminina

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dr. Pedro Amorim

Dr. Pedro Amorim

Hospital Lusíadas Lisboa
Hospital Lusíadas Albufeira
Clínica Lusíadas Faro
PT