4 min

Não se engravida durante a menstruação?

É sempre verdade que não se engravida durante a menstruação? A especialista responde.

O que é a menstruação?

A menstruação ocorre quando o revestimento do útero que se estava a preparar para uma gravidez descama e é expulso para a vagina. Isto sucede sempre que o óvulo libertado pelos ovários para as trompas de Falópio não é fecundado e se desintegra. Para além disso, existe uma percentagem considerável de mulheres que sangra durante a ovulação. Se esse sangramento for interpretado como “menstruação”, é mais uma forma de a gravidez ser possível na presença de uma hemorragia.

Como funciona o ciclo menstrual?

O ciclo menstrual mais frequente tem a duração de 28 dias e tem início no primeiro dia da menstruação. Nessa altura, e durante 5 a 12 dias, o cérebro produz hormonas que fazem os ovários amadurecer os óvulos e selecionar aquele que vai ovular. Entretanto os próprios ovários libertam hormonas (estrogénios) que provocam o aumento da espessura do revestimento interno do útero, preparando-o para uma possível gravidez.

Por volta do 14º dia ocorre a ovulação, quando o óvulo mais maduro é libertado pelo ovário e é transportado até às trompas de Falópio, onde só permanece 24 horas. Nesse período, pode ser fecundado por espermatozoides e originar uma gravidez. Se isso não acontecer, o óvulo desintegra-se. O revestimento do útero deixa de ter função porque não ocorreu gravidez, descama cerca de 14 dias depois, e o ciclo conclui-se com mais uma menstruação.

O que é o período fértil?

O período fértil é aquele em que as hipóteses de uma gravidez são maiores. Num ciclo de 28 dias, inicia-se por volta do 9º dia do ciclo, cinco dias antes da ovulação, e termina 1 a 2 dias depois, por volta do 16º dia. Se ocorrer uma relação sexual cinco dias antes de o óvulo ter sido libertado, os espermatozoides podem ainda fecundá-lo, uma vez que têm a capacidade de sobreviver durante esse período dentro do útero. Já se a relação sexual acontecer dois dias depois da libertação do óvulo, este ter-se-á desintegrado e a mulher não engravida.

Porque é muito difícil engravidar durante a menstruação?

A maioria das mulheres tem um ciclo que ronda os 28 dias, ovula por volta do 14º dia e tem uma menstruação que dura menos de 7 dias. Assim sendo, e por tudo o que já foi explicado, torna-se impossível que uma relação sexual ocorrida durante a menstruação resulte numa gravidez. Mas há casos, mais raros, em que isso pode acontecer, sobretudo em mulheres com ciclos mais curtos que o habitual.

Como é que se pode engravidar menstruada?

O período entre a ovulação e a menstruação, chama-se fase lútea e dura 14 dias (15º ao 28º dias do ciclo). A fase lútea tem uma duração muito mais constante do que a fase folicular (da menstruação à ovulação) que tem durações muito díspares de mulher para mulher. Nem todas as mulheres têm ciclos de 28 dias. São considerados normais aqueles que têm durações entre os 21 e os 35 dias. No entanto, outras durações são possíveis. O importante é perceber que a fase lútea tem duração constante em todas as mulheres (12 a 14 dias).

Nestes ciclos de 21 a 35 dias, a ovulação pode dar-se desde o 7º dia até ao 21º dia do ciclo. Acresce que também a duração da menstruação varia: a mediana situa-se nos 5 dias, mas durações de 2 e 7 dias ainda se situam dentro dos limites da normalidade. Por isso é possível uma mulher com ciclo de 21 dias e 7 dias de hemorragia ainda estar a menstruar e já estar a ovular. Se ocorrer uma relação sexual neste período, os espermatozoides podem subir até à trompa de Falópio e fecundar o óvulo.

Do mesmo modo, e pelo facto de os espermatozoides serem viáveis no aparelho reprodutor feminino durante cerca de 5 dias, uma relação tida até 5 dias antes da ovulação (e que pode ter ocorrido durante a menstruação) pode resultar numa gravidez. Neste caso, não é que a gravidez ocorresse na menstruação, como no exemplo anterior, mas a relação que originou a gravidez, essa sim, ocorreu ainda durante o sangramento menstrual.

Em suma

Quando a mulher está menstruada significa que o óvulo não fecundado já foi eliminado há 12 a 14 dias e, nesse momento, é o revestimento do útero que está a descamar para a vagina, para que se possa iniciar um novo ciclo. Se acontecer uma relação sexual desprotegida os espermatozoides não encontrarão qualquer óvulo e uma gravidez torna-se impossível. No entanto, em casos menos comuns de ciclos mais curtos do que os habituais 28 dias, a ovulação dá-se antes (tão cedo quanto o 7º dia por vezes) e torna-se possível engravidar durante a menstruação.

Ler mais sobre

Engravidar

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dra. Elsa Torres Milheiras

Dra. Elsa Torres Milheiras

Hospital Lusíadas Amadora
PT