2 min

Cuidados orais a ter na gravidez 

Colaboração
A gravidez é uma fase muito especial na vida da mulher – e requer cuidados mais personalizados ao nível da medicina dentária.

A saúde dos dentes não deve ser descurada sendo que na gravidez existem alterações hormonais que poderão levar ao aparecimento ou agravamento de problemas na cavidade oral. Neste artigo vamos abordar, com o apoio da Higienista Sara Rosário, alguns dos mitos em torno da gravidez, e que cuidados especiais são mais indicados para as grávidas.  

Deve marcar uma consulta dentária antes ou durante a gravidez?

O mais importante é prevenir: se está a tentar engravidar, é essencial marcar um check-up dentário para tratar e diagnosticar qualquer problema pendente que possa agravar durante o período de gravidez. O segundo trimestre é o período melhor para se efetuar tratamentos dentários pois é o mais estável.

A gravidez enfraquece os dentes? 

Apesar de existir este mito em relação ao enfraquecimento dos dentes, o que se passa normalmente é que com a maior frequência de enjoos e vómitos neste período ocorrem alterações no pH da cavidade oral, o que pode contribuir para o aceleramento de vários tipos de problemas dentários. No entanto, não é a gravidez por si só que enfraquece os dentes.  

Um grande mito em torno da saúde dentária e da gravidez, é que os dentes da grávida enfraquecem devido à transferência de cálcio para o bebé. No entanto, isso não é verdade. Durante a gravidez os dentes da mãe já estão completamente formados, pelo que o nível de cálcio presente nos mesmos é estável.  

Pode fazer todo o tipo de tratamentos durante a gravidez?  

É comum pensar-se que durante a gravidez não se pode fazer tratamentos dentários mais complexos, mas é importante quebrar esse mito e informar todas as grávidas de que é possível fazê-lo com segurança, e que o bebé está protegido de qualquer risco.  

A higienista Sara Rosário lembra que é sempre preferível tratar qualquer infeção dentária existente. “As infeções são sempre mais prejudiciais do que os tratamentos em si”, explica.  

Que cuidados orais deve ter durante a gravidez e quais os riscos de uma má saúde oral nesse período?  

Durante a fase da gravidez existe um aumento hormonal, nomeadamente de progesterona, que pode levar ao aparecimento ou agravamento de inflamação e sangramento gengival (Gengivite). Por isso, é importante haver hábitos de higiene oral reforçados nesse período.

Escovar os dentes com mais frequência usando um dentífrico fluoretado, indicado pelo seu profissional de saúde, e adequado à sua situação periodontal. As doenças das gengivas aumentam o risco de ter um parto prematuro e a probabilidade de ter fetos com baixo peso à nascença.  

Também o cuidado com a alimentação é essencial, evitando a ingestão de alimentos açucarados que favoreçam o aparecimento de cáries. A cárie dentária leva ao aumento do número de bactérias patogénicas que poderão ser transmitidas ao bebé.  
 

Ler mais sobre

Boca e Dentes

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

PT