3 min

Como mudar a alimentação pode ajudar a reduzir o desperdício de água

Colaboração
A ONU celebra desde 1979 o dia Mundial da Alimentação a 16 de Outubro – uma data que pretende dar luz aos principais obstáculos ao Direito Universal à Alimentação. E o mote deste ano é “A água dá vida, a água nutre. Não podemos deixar ninguém para trás.” A equipa de dietética e nutrição do Hospital Lusíadas Lisboa deixa-lhe aqui algumas sugestões para reduzir o desperdício alimentar, e de água, no seu dia a dia.

O direito à alimentação é essencial para o bem-estar de todos. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1948, aprovou o Direito à Alimentação enquanto um direito inerente a todos os cidadãos.

No entanto, estima-se que cerca de 820 milhões de pessoas não têm acesso diário a alimentos suficientes para satisfazer as suas necessidades nutricionais, assim como 46% da população mundial não tem acesso a serviços de saneamento básico e 26% da população não tem acesso a água potável. A FAO estima que este número possa aumentar para o dobro até ao ano 2050.

Porque é tão importante reduzir o nosso consumo diário de água? 

Sabe-se que a água é fundamental para a vida na Terra, no entanto as reservas de água doce são limitadas e é necessário assegurar que ninguém seja deixado para trás no acesso à água potável. Cabe-nos a todos racionar o consumo de água de forma equitativa e responsável, adotando medidas para a proteger. A Unidade de Dietética e Nutrição do Hospital Lusíadas Lisboa deixa-lhe algumas sugestões:

Como reduzir o desperdício de água

1.    Recolher água para a reutilizar: Enquanto espera que a água do banho atinga a temperatura adequada, recolha-a com um balde, por exemplo; pode depois utilizá-la para regar as plantas ou lavar o chão;
2.    Banhos de 5 minutos: Reduza o tempo do seu banho e desafie-se a demorar apenas 5 minutos e a fechar a torneira enquanto se ensaboa;
3.    Lave a louça de forma eficiente: Quando lavar louça à mão, deixe os utensílios de molho por uns minutos num alguidar e só utilize “água nova” para enxaguar rapidamente o detergente. Enquanto esfrega a louça, lembre-se de fechar a torneira.

Como reduzir o desperdício alimentar

1.    Preparação de alimentos: Aproveite, por exemplo, a água de cozer os hortícolas para utilizar nas suas sopas. O desperdício alimentar está também associado ao desperdício de água utilizada na produção e preparação dos alimentos. 
2.    Faça compras mais sustentáveis
3.    Opte por frutas e legumes da época, dado que a sua produção, geralmente, requer menos água;
4.    Compre apenas as quantidades necessárias para o seu consumo, de modo a evitar o desperdício.

Sabia que... 

  • São necessários cerca de 2000 a 5000 L de água para produzir os alimentos consumidos, diariamente, por uma pessoa;
  • A carne (principalmente a vermelha), o chocolate e os lacticínios são dos alimentos que mais água requerem para a sua produção;
  • Em 2020 foram desperdiçadas em Portugal 1,89 milhões de toneladas de alimentos, pelo que cada português desperdiçou, em média, 183,6kg de alimentos nesse ano;
  • Mundialmente desperdiçam-se cerca de 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos todos os anos, o que corresponde a 1/3 dos alimentos produzidos no mundo inteiro.

Neste Dia Mundial da Alimentação em que o foco é a água e a sua possível escassez, lembre-se de manter um consumo racional, de modo a evitar o desperdício e tendo em consideração que este é um bem essencial à vida de todos. Todos os dias, as suas ações podem fazer a diferença – sejamos todos mais conscientes no nosso consumo de um recurso tão importante como este. 

Ler mais sobre

Nutrição

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dra. Joana Bernardo

Dra. Joana Bernardo

Hospital Lusíadas Lisboa
PT