Lusiadas.pt | Blog | Hidratação no desporto: proteja os jovens atletas
2 min

Hidratação no desporto: proteja os jovens atletas

A prática desportiva é essencial para uma vida saudável das crianças e para o combate à obesidade infantil. No entanto, assegure-se de que os seus pequenos atletas têm sempre uma hidratação adequada. Saiba porquê.

Água, muita água. É esta a máxima que os seus filhos devem seguir quando praticam desporto. À medida que o esforço físico é maior, aumenta a necessidade de fluidos para o organismo estar corretamente hidratado. Beber água é fundamental tanto para a saúde e bem-estar das crianças, como para um bom desempenho desportivo.

A hidratação antes, durante e depois da prática desportiva permite:

  • Regular a temperatura corporal;
  • Compensar as perdas de água ocorridas através da transpiração.

Riscos da falta de hidratação e sinais de alerta

Quando o organismo não tem água suficiente para as funções básicas pode ficar desidratado, com consequências graves para a saúde. Mesmo que ligeira, uma desidratação continuada pode ter consequências negativas no sistema cardiovascular, respiratório, digestivo e renal. Esteja atento aos seguintes sinais de alerta nas crianças:

  • Sede;
  • Lábios e língua seca;
  • Confusão e letargia;
  • Irritabilidade;
  • Deterioração do desempenho cognitivo;
  • Sensação de aumento da temperatura corporal;
  • Vertigens, dores de cabeça, náuseas ou vómitos.

Crianças desportistas vs. adultos desportivos: as diferenças

A hidratação no desporto é uma preocupação que se aplica tanto a crianças desportistas como a adultos. No entanto, as crianças têm um risco acrescido de desidratação a que é preciso estar atento. Esta foi a conclusão de um estudo coordenado por Kristen D’Anci, do Laboratório de Nutrição e Neurocognição da Tufts University, em Massachusetts (EUA), publicado na revista científica Nutrition Reviews. Eis alguns dos fatores que influenciam a vulnerabilidade das crianças e jovens atletas:

  • Menor sensibilidade à sensação de sede;
  • Maior dependência de terceiros (pais ou educadores, sobretudo) para abastecimento de água;
  • Processo diferente de regulação da temperatura corporal;
  • Menor produção de suor e maior absorção de calor (devido ao maior rácio entre a área de superfície e a massa corporal).

Qual a quantidade de água necessária?

Uma hidratação adequada para a atividade desportiva das crianças requer a ingestão de água antes, durante e depois do exercício. Num artigo publicado na Paediatrics & Child Health, Laura Purcell, da Sociedade Pediátrica Canadiana, recomenda as seguintes quantidades de água:

Hidratação no desporto

Tome nota destes conselhos sobre hidratação no desporto

  1. As quantidades adequadas à hidratação correta das crianças desportistas dependem sempre da idade/peso da criança, bem como da temperatura exterior e do nível de esforço. Adapte a ingestão de água às necessidades reais dos seus filhos e esteja atento a qualquer sinal de desidratação.
     
  2. Mesmo sem atividades desportivas no calendário, a hidratação é fundamental. Segundo o Instituto de Hidratação e Saúde, as crianças entre os 2 e os 3 anos devem beber diariamente um litro de água. Entre os 4 e os 8 anos, a quantidade recomendada passa a 1,2 litros. A partir dos 9 e até aos 13 anos, aponte para 1,4 litros para as meninas e 1,6 litros para os meninos. Adolescentes e adultos devem ingerir entre 1,5 litros (sexo feminino) e 1,9 litros (sexo masculino).
     
  3. A hidratação adequada pode ser feita também através da ingestão de sumos de fruta natural (sem adição de açúcar), chá ou leite.

Ler mais sobre

Criança Desporto

Este artigo foi útil?

We appreciate the feedback.

Please include your email if you want us to follow up with you.

Revisão Científica

Dra. Cristina Teixeira

Nutrição Clínica
Hospital Lusíadas Porto
PT