2 min

7 conselhos para quem vai de férias

Com os dias quentes a preencherem o calendário, é tempo de pensar em parar. Tente antecipar os problemas para que as suas férias sejam descansadas.

Ninguém gosta de pensar em possíveis problemas de saúde que possam surgir durante as férias, mas também não é possível garantir que não terá de os enfrentar naqueles dias de descanso por que tanto ansiou ao longo do ano.  Na verdade, vai estar longe de casa, num local com um nível de assistência médica que desconhece e longe dos profissionais que habitualmente o acompanham e conhecem o seu historial clínico. Se viaja com crianças, a prevenção deve ainda ser mais acentuada.

Como garantir umas férias saudáveis

Antes de partir, e no caso de ter como destino um local que não lhe seja já familiar, convém reunir o máximo de informação sobre o local, as suas condições sanitárias, padrões alimentares e possíveis soluções de recurso em caso de necessidade de assistência médica.

Documentos

Leve consigo documentos essenciais em caso de ocorrência de problema de saúde, nomeadamente um cartão que identifique o seu grupo sanguíneo ou eventuais alergias, o cartão europeu de seguro de doença (caso viaje para um país da União Europeia, Espaço Económico Europeu ou Suíça), o cartão de seguro de saúde (se beneficiar deste serviço) e ainda uma lista de contactos dos hospitais, clínicas ou médicos que o acompanham regularmente nas diferentes especialidades.

Em caso de doença crónica

Consulte o seu médico antes de viajar e naturalmente deverá partir munido de eventual medicação imprescindível, contando já com todo tempo da estadia. Patologias como as doenças cardiovasculares, inflamatórias intestinais, respiratórias crónicas ou a diabetes podem requer cuidados especiais em viagem. Os medicamentos deverão viajar consigo, na bagagem de mão, evitando o risco de extravio.

Qualidade da água e dos alimentos

Certifique-se que a qualidade da água no destino é segura. Mesmo que beba água engarrafada, não ignore os riscos a que está exposto com o consumo de água contaminada durante a escovagem dos dentes ou ainda no gelo de uma bebida. Se tiver dúvidas quanto à segurança dos alimentos, evite consumir ovos, peixe, crustáceos, marisco e molhos.

Os mais sensíveis à mudança

As crianças, grávidas e idosos são mais vulneráveis às mudanças de clima, aos níveis de humidade e à exposição solar. Recomenda-se a ingestão frequente de líquidos e o uso de proteção solar.

E ainda...

Leve consigo um mini-kit de primeiros socorros.

O que não pode faltar na sua bagagem:

  • Solução desinfetante para feridas;
  • Fita adesiva;
  • Ligaduras;
  • Termómetro clínico;
  • Gotas oftálmicas emolientes;
  • Repelente de insetos;
  • Tratamento para as picadas de insetos;
  • Descongestionante nasal;
  • Sais de reidratação oral;
  • Tesouras e alfinetes de segurança;
  • Analgésico simples (ex. paracetamol);
  • Compressas estéreis.

Se está no Algarve

Se as suas férias têm como destino a região do Algarve, o grupo Lusíadas Saúde garante-lhe toda a assistência na sua Unidade localizada em Albufeira. Com Atendimento Urgente disponível 24 horas por dia, pode contar ainda com um vasto conjunto de especialidades médico-cirúrgicas e um atendimento de elevada qualidade.

Ler mais sobre

Consulta do Viajante

Este artigo foi útil?

PT