3 min

A água do mar faz bem à saúde: 5 razões

A água do mar é receitada como tratamento para vários problemas de saúde desde as primeiras civilizações. Mais do que uma mezinha antiga, a ciência tem confirmado os benefícios do mar para várias doenças, sobretudo ligadas à pele, problemas respiratórios e sistema imunitário. Saiba porquê.

São sinónimo de férias bem passadas, mas a ida à praia tem também efeitos comprovados de saúde e bem-estar. O ‘segredo’ está na composição única das grandes massas de água salgada: além do sal (cloreto de sódio), a água do mar é também mais rica em minerais como magnésio, cálcio e sulfatos, do que a chamada água doce.

1. Água do mar: bálsamo para a pele

O contacto com a água do mar é, sobretudo, um ‘elixir’ de saúde para a sua pele. Desde o alívio dos sintomas associados à dermatite, diminuindo a dor e a inflamação na pele, às propriedades antisséticas da água salgada para sarar feridas. Uma equipa do departamento de dermatologia da Universidade da Califórnia (EUA) concluiu, por exemplo, que a aplicação de água do mar numa irritação alérgica contribui para uma maior preservação e hidratação da pele.

No entanto, também quem sofre de psoríase pode beneficiar de idas à beira-mar, sobretudo na zona do Mar Morto. Os especialistas têm comprovado períodos de remissão temporária dos sintomas da doença em pessoas que se deslocam a esta região, devido às características únicas de salinidade e exposição solar. Tenha sempre em conta que a poluição e a presença de bactérias podem reduzir ou até contrariar os benefícios da água do mar. Atenção, por isso, se tiver feridas abertas quando for a banhos de mar.

2. Um alívio para nariz e pulmões

Sofre de problemas respiratórios? Nesse caso, aproveite os benefícios da brisa marítima e respire saúde. Um estudo do Hospital Royal Prince Alfred (Austrália) confirmou que a inalação de uma solução de água salgada resulta em muco nasal mais fino, redução de tosse, alívio da pressão da sinusite e melhoria das funções pulmonares. O estudo incidiu especificamente em doentes com fibrose quística.

3. Redução da dor em doenças crónicas

Nadar na água fria do mar pode ser também um alívio para dores músculo-esqueléticas relacionadas com diversas doenças crónicas, já que o contacto com a água fria permite a libertação de hormonas (endorfinas, adrenalina e cortisol) e consequente alívio da dor.

Este é o caso, por exemplo, do alívio da dor crónica relacionada com a fibromialgia, que tem sido confirmado por diversos estudos. Um deles, desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil), refere os efeitos positivos – físicos e emocionais – de exercícios aeróbicos na água do mar, para pessoas que sofrem desta doença.

4. Reforço do sistema imunitário

O ambiente marinho contém elementos essenciais para reforçar o sistema imunitário do corpo humano, como sais minerais e vitaminas. E o melhor? Estes elementos são facilmente absorvidos através da pele, quando nada ou, até, num mero passeio à beira mar. Além disso, as temperaturas baixas da água do mar também contribuem para um revigorar natural. Uma equipa da Charles University (República Checa) concluiu que a exposição continuada à água fria melhora a ativação do sistema imunitário.

5. Um mar de tranquilidade e bem-estar

A água do mar tem benefícios físicos, mas também psicológicos, sobretudo ao nível do bem-estar. Vários especialistas defendem que a água do mar tem um efeito calmante, sobretudo devido à sensação de leveza causada pelo nível de salinidade dos mares e oceanos. O corpo flutua, a mente também. A tal ponto que uma equipa francesa da Saujon Clinic testou os efeitos da balneoterapia em pessoas com ansiedade. O resultado? O efeito da água foi mais tranquilizador para as pessoas do que um fármaco antidepressivo tradicional.

Ler mais sobre

Pele

Este artigo foi útil?

PT