Lusiadas.pt | Blog | Prevenção e Estilo de Vida | Bem estar | Como deixar de fumar sem stresse
2 min

Como deixar de fumar sem stresse

Como deixar de fumar: pode ser muito difícil para muitos fumadores e requer não só o acompanhamento médico regular como muita força de vontade. Estamos aqui para ajudá-lo com a nossa consulta de cessação tabágica.

Como deixar de fumar sem stresse

Cada caso é um caso e há muitas histórias de pessoas que conseguiram deixar de fumar só porque tomaram essa decisão e se muniram de força e autocontrolo suficiente para evitar uma reincidência de hábitos tabágicos. Outras assumem que não conseguem chegar tão longe sozinhas. E precisam de ajuda. O processo não é igual para todos, por isso deve assumir-se uma estratégia individualizada.

Pedir ajuda aos amigos para deixar de fumar

Além do médico, devem estar envolvidos neste processo os familiares, amigos e colegas de trabalho que se relacionam mais frequentemente com a pessoa, pois também eles serão chamados a fazer a sua parte, nomeadamente mantendo afastados todos os objetos relacionados com o hábito tabágico, desde os cigarros aos isqueiros, fósforos ou cinzeiros. Também pode ser importante manter a boca e as mãos ocupadas, recorrendo, por exemplo, a pastilhas elásticas ou rebuçados (idealmente sem açúcar), ou ainda a pequenos objetos, como esferográficas ou chaves. É ainda crucial que este processo seja acompanhado por uma dieta equilibrada e diversificada, com muita água e exercício físico. O ideal é que uma vez tomada a decisão e iniciado o processo, nunca mais volte a fumar. Por isso, a determinação deverá ser assumida como definitiva e evitar qualquer recaída. Surgirão momentos de ansiedade e até mesmo sintomas de privação de nicotina, mas o tempo será o melhor apoio deste processo e ajudará a atenuar todos os seus efeitos. Procure compensar-se durante este processo doloroso e dê-se ao luxo de realizar pequenas tarefas que lhe deem prazer. Pense também em todos os benefícios que sentirá quando deixar de fumar e use esses pensamentos como incentivo para continuar. Não hesite em recorrer a apoio psicológico, se considerar necessário.

Como evitar aumentar o peso?

Uma preocupação habitual entre os fumadores é o possível aumento de peso quando deixarem de fumar. Para contrariar esta tendência, devem adotar-se hábitos alimentares saudáveis, evitando os alimentos ricos em gordura e em açúcar, bem como horários irregulares das refeições. Lembre-se de que uma alimentação saudável deverá ser diversificada e conter todos os nutrientes necessários, em quantidade e em qualidade, ao bom funcionamento do organismo. Por outro lado, a vida sedentária deverá dar lugar a uma atividade física regular e adaptada à condição física de cada um. Poderá ainda recorrer ao apoio de um nutricionista.

Recomendações para deixar de fumar:

  • Escolha uma data para deixar de fumar e cumpra a partir desse dia;
  • Evite recaídas;
  • Peça ajuda a familiares, amigos e colegas para que o mantenham afastado dos hábitos tabágicos;
  • Controle os níveis de ansiedade;
  • Pense nos benefícios de deixar de fumar;
  • Beba muita água;
  • Pratique exercício físico.

 

Ler mais sobre

Dependências

Este artigo foi útil?

We appreciate the feedback.

Please include your email if you want us to follow up with you.

PT