Lusiadas.pt | Blog | Prevenção e Estilo de Vida | Nutrição e Dieta | Os melhores alimentos para a pele
2 min

Os melhores alimentos para a pele

Sabia que os alimentos que consome podem exercer grande influência na saúde da sua pele? Por exemplo, os citrinos e os peixes gordos são algumas das opções que deve integrar na sua alimentação. Já os comeu hoje?

Há algumas recomendações básicas que deve seguir para ter uma pele saudável e jovem. Evitar uma exposição solar prolongada, aplicar protetor solar durante todo o ano, hidratar a pele - usando diariamente um creme hidratante e bebendo bastante água -, dormir bem (é durante a noite que as células da pele se regeneram e renovam) e ter uma dieta rica em determinados alimentos são 5 dessas regras básicas. Neste artigo vamos debruçar-nos mais neste último tópico: a alimentação.

Os cinco segredos para alimentar bem a sua pele

  • Citrinos

O consumo diário de citrinos auxilia na manutenção da hidratação celular, o que a longo prazo ajuda a prevenir o aparecimento de rugas. A vitamina C é um importante antioxidante que colabora na manutenção do colagénio na estrutura da pele.

  • Frutas e legumes

Devem ser consumidos diariamente e a firmeza da sua pele só fica a ganhar com a ingestão de batata-doce, cenoura, tomate, melão e pêssego, entre outros.

  • Vegetais de folha verde

Espinafres, brócolos e agrião são excelentes fontes de vitamina A, tal como os legumes com pigmentação laranja. A vitamina A é um dos nutrientes mais importantes para a saúde da pele, sendo fundamental na manutenção de uma boa integridade e funcionalidade desta.

  • Peixe gordo

O salmão, o atum e a sardinha contêm ácidos gordos, ricos em ómega 3, com propriedades anti-inflamatórias, que combatem os danos causados pela oxidação. Recomenda-se, por isso, o consumo de 100 a 120g destes peixes 2 a 3 vezes por semana.

  • Chá

A ingestão moderada de chá verde, o chá preto ou o chá branco são importantes fontes de catequinas. Estas são substâncias antioxidantes, da família dos polifenóis, que protegem o organismo dos danos oxidativos dos radicais livres, atuando na proteção celular. Contudo, evite uma ingestão superior a meio litro por dia.

Ler mais sobre

Nutrição Pele

Este artigo foi útil?

We appreciate the feedback.

Please include your email if you want us to follow up with you.

PT