2 min

Refeições energéticas: o que comer quando se faz desporto?

O que se deve comer antes de fazer exercício? E quando? Apresentamos algumas propostas de refeições indicadas para quem quer dedicar-se a uma prática desportiva.

As refeições de um adulto devem conter cerca de 2500 kcal por dia na forma de alimentos. As crianças e as pessoas mais idosas consomem menos, no entanto, a prática de uma atividade desportiva faz-nos comer quase o dobro. Essa energia é necessária para que o nosso organismo (coração, pulmões e os restantes órgãos internos) funcione, mas se necessitamos dela quando trabalhamos, também a requisitamos quando estamos em repouso, ou quando pensamos. Uma vez que há tanto em jogo, é indispensável seguir estratégias alimentares equilibradas, com recurso a refeições energéticas saudáveis, para que a prática de uma atividade física seja uma vantagem e não um pesadelo.

 

Antes do exercício - quais as melhores refeições energéticas?

  • 3 a 4 horas antes

A refeição deve ser rica em hidratos de carbono complexos (por exemplo, batata, arroz, massa, etc.) e líquidos (por exemplo, sopa e água).

 

  • 2 a 3 horas antes

Evite ingerir alimentos ricos em gorduras ou fibras, pois têm uma digestão mais demorada e podem causar mal-estar gástrico durante o exercício.

 

  • Até 30 minutos antes

É importante beber água durante todo o dia, mas é essencial nas horas que antecedem a prática de exercício.

 

  • De manhã

Se optar por se exercitar logo de manhã, procure não o fazer em jejum. Escolha uma peça de fruta ou um iogurte sólido.

 

Depois do exercício

  • Logo após – até 60 minutos depois

1 a 2 peças de fruta (ou sumos naturais), pois é rica em hidratos de carbono e minerais, como o magnésio e o potássio, necessários no processo de recuperação muscular.

 

  • De manhã
Se não tomou pequeno-almoço, após o exercício deve repor as energias – essenciais à reconstrução do tecido muscular – consumindo cereais integrais, ricos em vitaminas, proteínas e minerais. De qualquer forma, não há duas pessoas iguais, pelo que é importante pedir ajuda a um nutricionista para que tire o melhor proveito da alimentação e a adeque ao seu treino desportivo.

Ler mais sobre

Nutrição Desporto

Este artigo foi útil?

PT