4 min

Prevenção de lesões: 5 dicas para começar a fazer mais desporto este verão

Colaboração
No verão assiste-se a um aumento do número de pessoas a iniciar uma atividade física. Por isso, é importante saber como prevenir lesões para garantir uma boa transição para um dia-a-dia mais saudável e ativo nesta estação.

De acordo com dados do último Eurobarómetro sobre Desporto e Atividade Física, 73% dos portugueses nunca se exercitam ou praticam desporto e cerca de 5% faz exercício "raramente”. Apenas 4% da população faz exercício "regularmente".

“Para quem quer ter uma vida ativa e saudável e está a considerar fazer a transição de um dia-a-dia sedentário para um nível de atividade física mais regular, obter informação sobre como prevenir lesões é bastante importante” explica a Dra. Ana Pereira, especialista de Medicina Física e de Reabilitação (MFR) no Hospital Lusíadas Lisboa. 
 
A MFR é responsável pela reabilitação das várias patologias músculo-esqueléticas, neurológicas, respiratórias e cardíacas. "A MFR trabalha em vários âmbitos, sendo a área músculo-esquelética uma das principais áreas de intervenção" nota a especialista.  
 
Que tipos de lesões são mais comuns em pessoas que não fazem exercício regular? 
  
As lesões mais comuns, em pessoas que não praticam exercício regularmente, são lesões músculo-esqueléticas dos membros inferiores, tais como entorses, lesões musculares ou ruturas de ligamentos. 
 
Fazer aquecimento é fundamental, uma vez que provoca o aumento da temperatura corporal e permite a ativação neuromuscular e do sistema cardiorrespiratório, proporcionando ferramentas ao organismo para gerir o stress que será induzido pelo exercício. Por outro lado, facilita o desempenho e diminui o risco de lesão. 
 
Que tipo de aquecimento deve fazer-se? 
  
O aquecimento deve ser feito no início do treino, com a duração de 5 a 10 minutos, e considerando o treino que vai ser realizado.  
 
Devem ser feitos exercícios de mobilidade geral e alongamentos, privilegiando aqueles que recrutem os grandes grupos musculares. Dependendo da prática que se vai realizar podem ser integrados exercícios específicos para a modalidade.  
 
Que atividades físicas complementares recomenda para fortalecer os músculos e prevenir lesões? 
 
A atividade física complementar deve ser específica para a modalidade em questão. Como medidas gerais, a prática de treino de força de forma progressiva, bem como o treino de flexibilidade, desempenham um papel na prevenção de lesões. 
  
O que fazer para prevenir lesões? 
 
Em primeiro lugar, identificar os fatores de risco que lhe estão associados e que podem ter origem no indivíduo como a existência de lesões prévias ou extrínsecas, onde se incluem as condições atmosféricas e a utilização do equipamento adequado. 
 
Na existência de lesões prévias ou outras patologias músculo-esqueléticas conhecidas é ainda importante consultar o médico para identificar os fatores de risco associados e eventual utilização de outro tipo de equipamento adequado.  
 
A médica refere ainda, como fator intrínseco, a importância do descanso na prevenção de lesões. “Treinar sem permitir o devido descanso do organismo é um fator que aumenta o risco de lesão", nota a Dra. Ana Pereira.  
 
A escolha de vestuário e calçado adequados é igualmente fundamental. O correto ajuste dos equipamentos (bicicletas, pranchas de surf, raquetes de padel, entre outros) ou a postura adequada são também de extrema importância. Nem sempre é fácil este ajuste, sendo frequentemente necessária a ajuda de um perito. 
 
Por fim, a especialista recomenda ainda evitar as temperaturas extremas, privilegiando as horas de menor calor. 
 
Uma alimentação equilibrada pode ajudar a prevenir lesões?  
 
Uma alimentação equilibrada e a correta hidratação são essenciais para a saúde das estruturas corporais (ossos, músculos, tendões, ligamentos, etc.) e por esse motivo ajudam à prevenção das lesões. Já a suplementação deve ser considerada caso a caso, conforme a necessidade, não havendo evidência que sustente o seu papel de forma isolada na prevenção de lesões. 
 
5 dicas para prevenir as lesões no verão 
 
Os desportos ao ar livre, como a corrida, o ciclismo, o stand-up paddle ou o surf, são muito mais frequentes no verão, verificando-se um aumento significativo da atividade física nesta estação.  
 
A médica aponta como princípio geral garantir-se um início consciente com progressão gradual, incluindo-se sempre os períodos de aquecimento e arrefecimento em cada sessão de atividade física. 
 
Quando a prática do exercício se associe a dor que não alivia até três dias podemos estar perante uma lesão e é importante consultar o médico. 
 
Em resumo, estas são as 5 dicas para prevenir lesões no verão:  
 

  • Não deixe de fazer o aquecimento: 5 a 10 minutos de aquecimento são essenciais na prevenção de lesões. A Dra. Ana Pereira deixa também o conselho de incluir o arrefecimento após a prática do exercício físico; 
  • Tenha atenção a lesões prévias: nestes casos é importante o acompanhamento médico por parte de especialistas de MFR, que vão ajudar a identificar os riscos associados a cada desporto; 
  • Utilize equipamento adequado: a escolha de vestuário, calçado e equipamentos adequados é essencial na prevenção de lesões, bem como o seu correto ajuste; 
  • Início consciente e progressão gradual: deve ser respeitada a necessidade de descansar e a progressão gradual que conheça os limites do corpo;  
  • Alimentação equilibrada e hidratação: uma alimentação cuidada e correta hidratação são essenciais para a saúde dos ossos, músculos, tendões e todas as estruturas corporais, ajudando por isso à prevenção de lesões. 

Complemente o exercício físico com o acompanhamento personalizado dos especialistas das unidades Lusíadas mais perto de si. Tem à sua disposição Consultas de Medicina Desportiva e de Medicina Física e de Reabilitação, nas quais poderá estruturar um plano de início de atividade física que respeite as suas necessidades específicas. 

Assim, poderá prevenir lesões, estabelecendo também metas e objetivos que ajudem a que alcançar uma vida mais ativa e saudável.  

Ler mais sobre

Desporto

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

PT