2 min

O que é a mialgia

Colaboraçao
Tratando-se de uma dor muscular, a mialgia está geralmente associada à prática de exercício físico intenso.

A mialgia é uma dor muscular que pode sinalizar lesões, infeções, doenças ou outros problemas de saúde. Podendo ser de curta duração ou crónica, há quem tenha em todo o corpo, enquanto outras pessoas têm em áreas específicas. Pode ser prevenida e controlada, conforme explica Miguel Carvalho, coordenador da Unidade de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Lusíadas Amadora.

O que é uma dor muscular?

Quem sofre de mialgia, pode sentir uma dor profunda e constante ou dores agudas aleatórias. “Está normalmente associada à prática de exercício físico intenso, em que músculos e tendões podem ser sujeitos a uma carga mais elevada, o que leva a lesões”, esclarece o especialista.

Os sintomas

O sintoma mais frequente é a dor muscular, mas está, por vezes, também associada a astenia, fadiga e fraqueza. Podem ainda surgir outros sintomas associados de maior gravidade, como febre, rigidez na região cervical, tonturas e dificuldade respiratória. Nestes casos, alerta o médico, deve procurar apoio especializado.


Quais as causas de uma mialgia?

As causas mais comuns de dor muscular são: 

  • Lesões
  • Uso excessivo do músculo
  • Tensão 

No entanto, a dor muscular, especialmente se for generalizada, também pode ser causada por uma doença, infeção ou efeito colateral de certos medicamentos. Por exemplo:

 

Quais são os tratamentos?

Para aliviar a dor muscular, devido ao uso excessivo ou lesão muscular, “descanse a parte do corpo, eleve-a e tome um analgésico ou anti-inflamatório”, aconselha o médico.  “A aplicação de gelo nas primeiras 24 a 72 horas após uma lesão pode reduzir a dor e a inflamação. Depois disso, o calor pode ser mais reconfortante”, acrescenta. 
Além disso, a dor muscular por uso excessivo e a fibromialgia respondem bem a massagens e exercícios de alongamento suaves. Porém, se a dor persistir por mais de três dias ou se for forte e inexplicável ou houver qualquer sinal de infeção, é melhor procurar apoio médico.

 

Como se pode prevenir

Se a dor for causada por tensão ou excesso de atividade física, estas medidas podem ajudar a diminuir o risco de desenvolver dores musculares no futuro:

  • Alongue os músculos antes de praticar atividades físicas e após os treinos
  • Incorpore exercícios de “aquecimento muscular” no início do treino ou atividade física
  • Mantenha-se hidratado, especialmente nos dias em que estiver ativo
  • Pratique exercício regularmente e respeite os limites do seu corpo 
  • Levante-se e alongue-se regularmente, se trabalhar sentado ou num ambiente que o coloque em risco de distensão ou tensão muscular

Para a prevenção da mialgia por outras causas, deverá ser realizada avaliação médica para controlo das doenças de base.
 

Ler mais sobre

Desporto Dor

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dr. Miguel Carvalho

Dr. Miguel Carvalho

Coordenador da Unidade de Ortopedia e Traumatologia

Hospital Lusíadas Amadora
PT