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As cenouras melhoram a visão?

As cenouras têm nutrientes que vão ajudar ao bom funcionamento dos olhos, mas há outros alimentos importantes para a visão.

Há vários posters de propaganda inglesa durante a Segunda Guerra Mundial que incitavam ao consumo das cenouras. O argumento era fantástico: comer cenouras melhorava a visão noturna dos pilotos da Força Aérea Real, o que permitia identificar os aviões alemães à noite e abatê-los. Hoje, em Portugal, dizemos que as cenouras fazem os olhos bonitos. Mas qual é o verdadeiro papel da cenoura no órgão da visão?

História de guerra

A propaganda das cenouras foi posta em marcha pelo Ministério dos Alimentos inglês de então, para que as pessoas comessem vegetais ingleses numa altura em que o país estava isolado e os alimentos eram mais escassos. No entanto, há quem defenda que esta propaganda era um engodo para os alemães.

Os aviões ingleses tinham radares que permitiam a deteção dos aviões alemães durante a noite, ajudando a ganhar os combates. A propaganda das cenouras era uma forma de desviar a atenção dos alemães para que eles não pensassem que o seu inimigo estava a usar tecnologia nova nos ares.

Esta história não está comprovada e há quem defenda que os alemães tinham forma de saber se os ingleses estavam a usar radares no ar. Independentemente da razão original da propaganda, o facto é que as cenouras tornaram-se conhecidas por serem o alimento mais importante para cuidar dos olhos.

O que a cenoura faz e não faz

Embora não seja um superalimento, a cenoura é importante para a visão. A sua cor laranja denuncia o alto nível de betacarotenos, uma substância que o nosso corpo pode transformar em vitamina A. Esta vitamina é fundamental para os olhos porque ajuda a converter no olho a luz que vem do exterior num sinal elétrico que o cérebro pode descodificar.

É a partir deste processo e dos sinais elétricos que o cérebro pode montar as imagens que vemos quando temos os olhos abertos. Todos os anos entre 250.000 e 500.000 crianças ficam cegas porque têm uma deficiência enorme de vitamina A, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Um dos primeiros sintomas da falta de vitamina A é a perda da visão noturna. De facto, o consumo de cenouras pode restituir esta visão noturna perdida.

No entanto, quem tem uma alimentação variada e em quantidades suficientes, está servido de matéria-prima para produzir vitamina A que chegue para ter uma visão plena. Não é por comer mais cenouras que vai ficar com uma visão noturna especial. Aliás, comer demasiados alimentos ricos em betacarotenos pode levar a que a pele ganhe uma tonalidade alaranjada. Neste caso, comer a mais pode ser demais.

Outros alimentos importantes para a visão além das cenouras

Além disso, há muitas outras fontes de vitamina A como os espinafres, a couve, os brócolos e a gema do ovo. Estes alimentos são ainda benéficos por terem luteína e zeaxantina, dois antioxidantes que diminuem o risco de se desenvolver doenças da visão como a degenerescência macular ligada à idade ( DMI ) e as cataratas.

Os citrinos e as bagas como as amoras e os mirtilos são ricos em vitamina C, que também reduz o risco de desenvolvimento daquelas duas doenças. Outros antioxidantes importantes são a vitamina E e o zinco, que se encontram nas nozes, no azeite e em crustáceos e moluscos.

Em suma

As cenouras são um entre vários alimentos que providenciam a matéria-prima para o corpo produzir vitamina A, um nutriente vital para podermos ver. Mas não melhoram a visão para lá da capacidade normal desta.

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Especialidades em foco neste artigo

Revisão Científica

Dr. Rui Martinho

Oftalmologia
Hospital Lusíadas Porto
PT