3 min

Deve bater-se nas costas quando alguém se engasga?

Revisão Científica
De vez em quando alguém engasga-se porque entram alimentos ou água para as vias respiratórias. Algumas destas situações podem ser críticas e exigem que algo seja feito para evitar o sufocamento.

Quando alguém se engasga é porque há uma obstrução das vias respiratórias, uma descoordenação ou uma disfunção daquela região. Basta um golo de água acidentalmente ir parar à traqueia ou às cordas vocais para se ter aquela sensação desconfortável de engasgamento.

Rapidamente, começa-se a respirar com dificuldade e a tossir. Muitas vezes, alguém preocupado com quem está a engasgar-se bate nas costas dessa pessoa. Mas quando é que é mesmo importante fazê-lo?

Vias partilhadas explicam a razão para nos engasgarmos

O engasgamento acontece porque o aparelho digestivo e o aparelho respiratório partilham espaços comuns. Na faringe, o segmento de tubo que vem depois das vias nasais e da boca, tanto passa o ar que vai para os pulmões como os alimentos e a água que se dirigem para o estômago. Da faringe, o ar viaja para a traqueia, enquanto os alimentos seguem para o esófago. Há uma porta – a epiglote – que tapa a entrada da traqueia quando se engole comida ou bebida.

No entanto, assim como o ar pode ser engolido e ir parar ao estômago, também os alimentos ou líquidos podem ir acidentalmente parar às cordas vocais que estão tapadas pela epiglote. Esta é uma razão para não se falar e comer ao mesmo tempo. Como falar exige que algum ar saia dos pulmões, pode confundir a epiglote que se abre quando estamos a engolir alimentos.

Nestas situações, engasgamo-nos. Por outro lado, os próprios alimentos ou outros objetos que alguém engole podem também ficar presos na faringe, bloqueando a passagem de ar. Estas situações podem ser muito perigosas porque impedem a respiração e podem ser fatais.

O que fazer em caso de engasgamento?

Pode ser aflitivo ver alguém engasgar-se. Normalmente, as pessoas conseguem ultrapassar o episódio sozinhas. Se estão a tossir é porque as vias respiratórias não ficaram completamente obstruídas. E tossir é a melhor forma para expelir o líquido e o alimento que têm nos canais e que está a causar a situação. Se alguém não conseguir respirar quando se engasga, então a situação pode tornar-se crítica e até levar um indivíduo à morte.

Nesse caso, há vários passos a dar. O primeiro é, justamente, dar pancadas nas costas. Deve-se bater cinco vezes no meio das costas da pessoa que se engasgou com a mão aberta e num movimento de baixo para cima para desobstruir os canais. Se esta técnica não resultar, o próximo passo é aplicar a Manobra de Heimlich.

Para isso, é necessário alguém pôr-se de pé atrás da pessoa, que também deve estar de pé. Depois, passa-se o braço à volta do tronco e coloca-se um punho por cima do umbigo. Com a outra mão a segurar o punho pressiona-se o punho em direção ao diafragma – ou seja, para dentro e para cima. Este gesto comprime os pulmões e exerce pressão em qualquer alimento (ou outro objeto) que esteja preso na traqueia ou na faringe.

No fundo, causa uma tosse artificial na pessoa que está a engasgar-se. Caso a manobra não resultar após se tentar cinco vezes, é necessário chamar ajuda médica.

Em suma

Quando alguém está a engasgar-se mas consegue tossir, então é provável que resolva o problema sozinho e liberte-se daquilo que está a tapar as vias respiratórias. Mas se não está a tossir nem a respirar é quando é mesmo necessário ajudar a pessoa. Bater nas costas é a primeira coisa a fazer. Se não resultar, então passa-se para a Manobra de Heimlich. No pior dos cenários, é urgente chamar ajuda médica para evitar o sufocamento.

Ler mais sobre

Factos e Mitos

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dra. Susana Moreira

Dra. Susana Moreira

Coordenador da Unidade de Pneumologia

Hospital Lusíadas Lisboa

Especialidades em foco neste artigo

Especialidades em foco neste artigo

PT