1 min

Unhas, o espelho da sua saúde

Revisão Científica
A alteração das unhas revela problemas de saúde. Deve estar atento, ao mesmo tempo que as cuida e protege de manicuras agressivas, pois querem-se saudáveis e brilhantes.

"As unhas podem revelar os nossos problemas de saúde", afirma Manuela Paçô, dermatologista do Hospital Lusíadas Lisboa. Um exemplo? "As pessoas com doenças pulmonares graves normalmente apresentam dedos grossos nas pontas e unhas em vidro de relógio. No entanto, "não servem como meio de diagnóstico, pois quando o seu aspeto é afetado, a doença já está em estado avançado." Tal como a pele ou outro órgão do nosso corpo, as unhas também são suscetíveis de adoecer. As manifestações mais frequentes são as manchas brancas que revelam, segundo a dermatologista, "que a unha pode estar desidratada." 

Atenção às infeções

Mais grave que a secura são, no entanto, as infeções, especialmente se causadas por bactérias, que decorrem da remoção excessiva das cutículas. "Nesse caso, alerta a dermatologista, terá mesmo que se recorrer à toma oral de antibióticos". Como saber se a sua manicura está a fazer um bom trabalho? É fácil: "fazer as unhas" nunca pode magoar.

Cuidados a ter

  • Use sempre base antes do verniz;
  • Evite cortar demasiado as cutículas;
  • Faça uma pausa de vez em quando, evitando pintar as unhas, para "lhes dar descanso";
  • Lave as mãos frequentemente, mas sem exageros e com produtos não agressivos;
  • Aplique creme hidratante também nas unhas, quando se aplica nas mãos;
  • Use um verniz que funciona como hidratante, aplicando também sobre as cutículas.

Ler mais sobre

Pele

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dra. Manuela Paçô

Dra. Manuela Paçô

Hospital Lusíadas Lisboa

Especialidades em foco neste artigo

Especialidades em foco neste artigo

PT