2 min

Joanetes: o que são e como se tratam?

Colaboração
Paulo Amado, coordenador da Unidade de Medicina Desportiva do Hospital Lusíadas Porto, e a podologista Carla Ferreira, também do Hospital Lusíadas Porto, explicam-lhe num vídeo o que são os joanetes e os seus tratamentos. Obtenha ainda a resposta para algumas dúvidas frequentes.

Joanetes: o que são? 

Dúvidas Frequentes

Paulo Amado, coordenador da Unidade de Medicina Desportiva do Hospital Lusíadas Porto, responde a algumas perguntas frequentes sobre joanetes.

Qual o peso do fator hereditário?

Os joanetes, conhecidos cientificamente como Hallux Valgus, são realmente um apanágio da civilização moderna, em especial dos ocidentais, muito influenciados pelos costumes e modas, mas não só, pois existe um forte componente genético, sendo como tal, multifatorial a sua etiologia.

Sendo raro nos orientais têm tendência a aumentar nas populações ocidentais. A profilaxia dos joanetes, ou seja, a forma de os evitar, pressupõe o uso de sapatos adequados, não estreitos no ante-pé e sem saltos altos. No entanto, se existir um forte fator hereditário, ou seja, uma história familiar com vários casos de joanetes, mesmo optando por sapatos apropriados, não se consegue evitar o seu aparecimento, mesmo com uso de separadores adequados.

O que fazer quando aparecem joanetes?

Primeiro temos de questionar se provocam dor ou não. Se não doem, deve interrogar-se se devem ser tratados, pois esta alteração dos pés pode não influenciar a marcha normal. No entanto, os pés são o nosso contacto obrigatório com o mundo e o aparecimento dos joanetes vai muitas vezes provocar dores, em especial na marcha (no caminhar), e outras alterações nos pés, como dedos em garra, ou mesmo nas outras articulações e até na coluna vertebral.

As operações são sempre complicadas?

Existe uma certa ideia negativa, na população em geral, sobre o tratamento cirúrgico dos joanetes, fama essa vinda do passado. Mas atualmente as técnicas de correção melhoraram muito, com aplicação de estabilizadores ósseos, que evitam as recidivas e antecipam as recuperações. A pessoa pode ser operada, em muitos casos, por anestesia loco regional e com alta no mesmo dia.

Por tudo isso, procure uma clínica ou unidade especializada em cirurgia do pé e informe-se das possibilidades de tratamento de uma doença muito comum e que muitas é causa de perda de qualidade de vida.

Ler mais sobre

Pés

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Prof. Dr. Paulo Amado

Prof. Dr. Paulo Amado

Coordenador da Unidade de Ortopedia e Traumatologia

Hospital Lusíadas Porto
Hospital Lusíadas Santa Maria da Feira
Hospital Lusíadas Vilamoura
PT