Lusiadas.pt | Blog | Saúde Sexual e Reprodutiva

Tags mais relevantes

Ejaculação precoce: será que é psicológica?

5 min

Será que a ejaculação precoce é psicológica?

Um em cada quatro homens poderá sofrer desta disfunção sexual, que tem consequências tanto a nível pessoal como relacional. A boa notícia é que há tratamentos eficazes para o problema.

Factos e mitos sobre circuncisão

2 min

Factos e mitos sobre a circuncisão

Um homem circuncidado tem menos probabilidade de contrair HIV? E o risco de a sua parceira desenvolver cancro diminui? Esclareça todas as dúvidas.

Preservativo: 9 mitos explicados

2 min

Preservativo: os 9 mitos mais comuns

Sabia que a vaselina pode danificar este contracetivo? Ou que não o deve guardar no bolso das calças?

Quais as vantagens e as desvantagens de 11 métodos contracetivos?

8 min

Métodos contracetivos: vantagens e desvantagens

Conheça as vantagens e as desvantagens de 11 métodos contracetivos, entre os quais a pílula, o preservativo (masculino e feminino), o DIU e o adesivo.

Os casos identificados de sífilis doença têm vindo a aumentar em Portugal.

3 min

O que sabe sobre sífilis? 10 factos e mitos

Uma doença que pode evoluir durante anos de forma assintomática, mas muito contagiosa e que afeta cada vez mais portugueses. A especialista em Medicina Interna do Hospital Lusíadas Porto, Ofélia Afonso, esclarece algumas ideias erradas sobre a sífilis.

Saiba mais sobre as hepatites, doenças silenciosas que mesmo na fase aguda não provocam qualquer sintoma.

5 min

Especial: hepatites virais

Quando se fala em hepatite trata-se sempre de uma inflamação no fígado. Inês Vaz Pinto, especialista em Medicina Interna do Hospital de Cascais, ajuda a clarificar todas as dúvidas.

Como lidar com o diagnóstico de VIH/SIDA? Inês Vaz Pinto, do Hospital Lusíadas de Cascais, dá a resposta a esta questão.

3 min

VIH/SIDA: como lidar com o diagnóstico

Deixar de ter uma vida sexual ativa, não poder ter filhos, deixar de ter amigos. Eis alguns dos receios que um paciente enfrenta ao saber que é seropositivo. Inês Vaz Pinto, especialista em Medicina Interna e responsável pela consulta VIH do Hospital da Cascais, desfaz os estigmas que ainda permanecem.

Os comportamentos de risco são uma das causas para o aumento das DST (doenças sexualmente transmissíveis) nos últimos anos.

5 min

DST: conheça as doenças sexualmente transmissíveis

Provocadas por bactérias, fungos ou vírus, as doenças sexualmente transmissíveis (DST), como o nome indica, transmitem-se através do contacto sexual com um parceiro infetado. A gonorreia, clamídia, sífilis, VIH/SIDA ou hepatite B, são algumas das mais comuns.

A SIDA, ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é uma doença infeciosa causada pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) que enfraquece o sistema imunitário do nosso organismo.

3 min

A importância do diagnóstico do VIH

Em Portugal, o número de novos casos de SIDA/VIH tem vindo a diminuir. A melhor forma de lutar contra este vírus é a informação sobre como evitar e como tratar. Inês Vaz Pinto, especialista em Medicina Interna e responsável pela consulta VIH no Hospital de Cascais, esclarece algumas dúvidas.

A medicina pode ajudar a prolongar a sexualidade na terceira idade.

2 min

Falar de sexualidade na terceira idade

Falar de sexualidade na terceira idade: não há prazo de validade para amar, nem limite para a sexualidade. Onde a idade falha, a medicina dá uma ajuda.