Categorias

Jogos de Tóquio 2020

8 min

Jogos de Tóquio 2020: como é o dia a dia dos nossos atletas? 

O Grupo Lusíadas volta a ser parceiro dos atletas portugueses na preparação para a missão em Tóquio, assegurando o apoio na prestação de cuidados de saúde de excelência. Dos treinos à vida profissional, conheça as rotinas diárias de 2 atletas olímpicos e de 3 atletas paralímpicos.  

Atividade física: quantos passos devemos dar por dia?

3 min

Quantos passos precisa de dar para ser ativo?

Ajustar a sua rotina para incluir um passeio diário permite-lhe lutar contra o sedentarismo e perder peso, de forma simples.

Quais são os melhores ténis para praticar desporto?

2 min

Ténis: como escolher e que cuidados deve ter

Mesmo não sendo o Cristiano Ronaldo, é importante que os ténis sejam adequados ao seu pé e à modalidade que vai praticar. Uma má escolha pode dar origem a problemas que vão das bolhas às fraturas.

Vantagens e desvantagens dos suplementos desportivos

2 min

Suplementos desportivos: vantagens e desvantagens

Os suplementos nunca devem substituir uma alimentação variada e equilibrada e devem sempre ser recomendados por um especialista, defende Tânia Furtado, nutricionista do Hospital Lusíadas Lisboa. “A suplementação depende sempre da pessoa, da sua idade, do tipo e intensidade do exercício físico que pratica e dos seus objetivos de treino”, esclarece. É fundamental adequar o tipo de suplementação, bem como a dose a tomar, a cada caso, de forma a que a saúde nunca seja comprometida.

Importância dos alongamentos

3 min

A importância dos alongamentos

São diferentes no início e no fim da atividade física. Mas sabia que até no trabalho deve fazer alongamentos?

Entorse do tornozelo: fatores de risco e tratamento

3 min

Entorse do tornozelo: fatores de risco e tratamento

Todos os dias, mil portugueses sofrem uma entorse do tornozelo. É a lesão musculoesquelética mais comum e não afeta apenas os atletas, alerta Paulo Amado, coordenador da Unidade de Medicina Desportiva do Hospital Lusíadas Porto. Em 10% dos casos, a lesão deixa sequelas e a avaliação médica é essencial.

O que é afinal a dor de burro?

2 min

O que é a dor de burro?

A “dor abdominal transitória relacionada com o exercício” é um problema de causa desconhecida e contornos difusos, mas muito comum. Nunca ouviu falar? Trata-se da famosa “dor de burro” que, segundo João Torres, médico especialista em Ortopedia e Traumatologia do Hospital Lusíadas Porto com formação na área da Medicina Desportiva, afeta sobretudo praticantes de corrida e de equitação.

Os abdominais são a forma mais eficaz de perder a barriga?

2 min

Os abdominais fazem perder a barriga?

Centrais no repertório do exercício físico, os abdominais são importantes para desenvolver a musculatura do corpo. Mas para perder a barriga é necessário uma abordagem mais completa.

Transpirar queima mais calorias?

2 min

Transpirar muito significa que perdemos mais calorias?

A transpiração intensa é uma característica de alguns grupos de mamíferos para controlar a temperatura do corpo. Mas perde-se apenas água e alguns minerais.

Por que razão as endorfinas produzidas pelo desporto melhoram o humor?

2 min

Endorfinas: por que melhoram o humor?

Também conhecidas como “hormonas da felicidade”, devem em parte o nome à morfina pelo seu efeito analgésico. Ajudam em situações de stresse e são aplicadas na fisioterapia.