As doenças da coluna ocorrem frequentemente, podendo ser altamente incapacitantes,
e por isso com impacto na qualidade de vida.

Sabe-se que é uma das causas mais frequentes de absentismo laboral e a segunda mais frequente de recurso à consulta médica, o que se traduz em elevados custos sócio-económicos para o País.

O Centro Especializado em Coluna, afeto à Unidade de Ortopedia e Traumatologia, foi criado com o objetivo de abordar esta problemática com critérios de excelência, integrando vários profissionais de saúde de diferentes e variadas áreas e especialidades. Oferece uma abordagem holística de toda a patologia da coluna vertebral, do diagnóstico preciso com os meios auxiliares de diagnóstico mais avançados até ao tratamento, que pode ser conservador ou cirúrgico. O tratamento conservador engloba a articulação com a Medicina Física e Reabilitação e outras especialidades médicas, bem como a avaliação e recomendação de práctica de actividade e exercício físico adequados para cada paciente.
 

Nas última décadas, as técnicas cirúrgicas da coluna têm evoluído notavelmente, desde o desenvolvimento de técnicas minimamente invasivas, novos implantes e tecnologias, passando pelo melhor controlo imagiológico e pela monitorização neurológica intraoperatória.

No Hospital Lusíadas Porto, a cirurgia endoscópica da coluna está em processo ascendente no que concerne ao tratamento de patologia desta área, consistindo em procedimentos micro-invasivos efectuados através de endoscópios de alta definição. A cirurgia é efetuada através de uma incisão inferior a 1 cm, sendo possível a sua realização em regime de ambulatório e com recuperação pós-operatória significativamente mais rápida para o doente, regresso mais rápido ao trabalho, menor necessidade de carga anestésica e analgésica, melhor resultado cosmético com cicatrizes quase imperceptíveis.

As patologias candidatas a este procedimento são: hérnia discal lombar, estenose lombar (central, recesso e foramen), quistos facetários, solução de resgate em pacientes já operados com ciática persistente (incluindo pacientes já com parafusos), lombalgia de origem facetaria, hérnia discal torácica, hérnia discal cervical, estenose foraminal cervical.

O Centro Especializado em Coluna tem no seu corpo de cirurgiões a maior experiência a nível nacional na cirurgia endoscópica da coluna vertebral. 
Oferece também procedimentos minimamente invasivos para tratamento de dor na coluna, como infiltração guiada por imagem e rádio-frequência, por exemplo, e também capacidade para as cirurgias mais complexas, como as efectuadas para o tratamento de deformidades como escoliose ou hipercifose.

Principais Patologias

Degenerativa

As mais frequentes são as hérnias, os canais estreitos cervicais e lombares, as discartroses, as artroses facetárias e as espondilolisteses.

Traumática

As fraturas por acidente são o melhor exemplo desta patologia. Nos idosos podem ocorrer com pequenos esforços, por estarem relacionadas com a osteoporose.

Deformidades

As escolioses e as cifoses, nomeadamente da infância e da adolescência, constituem as principais deformidades com necessidade de tratamento, por vezes cirúrgico.

Tumores

A patologia tumoral da coluna vertebral é mais frequentemente metastática, ainda que possa ser primária, benigna ou maligna, principalmente em doentes jovens.

Sintomas

Se ainda não tiver diagnóstico, mas apresentar algum dos seguintes sintomas aconselhamos que agende a sua consulta de Ortopedia com um dos nossos especialistas em coluna, para que lhe seja dado o acompanhamento e seguimento adequados ao seu caso:

  • Lombalgia (dor de costas), 

  • Ciática (dor irradiada para a nádega, coxa e perna), 

  • Parestesias (formigueiros, alteração de sensibilidade), 

  • Falta de força,

  • Claudicação (dor nas costas que irradia para as nádegas e coxas, que levam a pessoa a parar quando caminha), 

  • Cervicalgia (dor no pescoço), 

  • Braquialgia (irradiação para os membros superiores com formigueiro nas mãos), 

  • Cefaleia cervicogénica (dor de cabeça com origem no pescoço), 

  • Dor na omoplata, 

  • Dor torácica 

  • Dor irradiada para as costelas 

Contactos

Fale connosco

22 605 64 50

8h às 19h, segunda a sábado. WhatsApp 965 965 301

Lusíadas
Descarregue a app +Lusíadas para mais saúde

Presencialmente

Avenida da Boavista, 171

4050-115

Porto