Unidade de Cuidados Intensivos

A permanência na UCI

A Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do Hospital Lusíadas Porto é um serviço destinado à prestação de cuidados a doentes críticos, ou seja, doentes cujo estado de saúde é grave. Esses doentes requerem vigilância contínua, tratamentos complexos e, muitas vezes, suporte tecnológico para manter as funções vitais. 

Os cuidados são prestados por uma equipa altamente qualificada que integra médicos, enfermeiros e auxiliares de ação médica com especialização em Medicina Intensiva.

Essa equipa está presente 24 horas por dia e, sempre que necessário, é dado apoio pelas outras especialidades de que o hospital dispõe, de acordo com a condição da pessoa internada.

A Unidade está preparada para receber doentes quer do foro médico, quer do foro cirúrgico.

Localização: piso 2, junto ao bloco operatório.

Visitas e Informações

Todas as informações relativas ao doente da Unidade de Cuidados Intensivos serão dadas pelo médico responsável de serviço. Por norma, não serão dadas quaisquer informações pelo telefone, pelo que deve evitar ligar para as obter. Lembre-se que tais telefonemas iriam gerar dificuldades no funcionamento da Unidade e, consequentemente, na prestação de cuidados aos doentes, os quais são sempre a nossa prioridade.

Poderá visitar o seu familiar ao longo do dia. No interesse do próprio doente, essas visitas deverão ser curtas, entrando uma pessoa de cada vez. Desaconselha-se a entrada de crianças. As visitas serão sempre condicionadas pelos cuidados que estejam a ser prestados aos doentes.

Normas de funcionamento

  • No seu interesse e no interesse das pessoas internadas nesta Unidade, deverá lavar as mãos à entrada e à saída. 
  • Em determinadas circunstâncias, será recomendada a utilização de bata de proteção e/ou máscara facial. Siga as instruções que lhe forem dadas pela equipa.
  • Não deverá transportar objetos consigo para perto do doente. Poderá guardá-los nos cacifos ao seu dispor, à entrada da Unidade.
  • Não traga alimentos, salvo em situações previamente combinadas com o médico responsável.
  • Não deverá utilizar telemóveis no interior da Unidade sem autorização prévia.
  • Mantenha um ambiente calmo e sem ruído. Aproveite a visita para transmitir força e confiança ao doente.

O doente poderá encontrar-se sob o efeito de medicação sedativa. Tal facto não tem relação direta com a gravidade da situação. Em caso de dúvida, poderá ser esclarecido pelo médico de serviço.

Contactos

Fale connosco

22 605 64 50

7h às 22h, 365 dias
Chamadas internacionais
+351 21 770 40 40

Lusíadas

Nova app +Lusíadas para mais saúde

Presencialmente

Avenida da Boavista, 171

4050-115

Porto