Centro Multidisciplinar de Infeções Osteoarticulares
O Centro Multidisciplinar de Infeções Osteoarticulares (GRIP) é uma Unidade de referência dedicada ao diagnóstico e tratamento altamente especializado das infeções do osso e das articulações, incluindo osteomielite, infeções associadas a próteses, e complicações pós-cirúrgicas ou pós-traumáticas.
Fundado pelo Prof. Dr. Ricardo Sousa, especialista em Lesões do Joelho, Prótese e Revisão de Prótese e no tratamento de Infeções Osteoarticulares complexas, o GRIP - Grupo de Infeção Osteoarticular do Porto reúne uma equipa experiente e multidisciplinar, capaz de garantir uma abordagem estruturada, precisa e personalizada em cada caso clínico.
Equipa do Centro Multidisciplinar de Infeções Osteoarticulares
Equipa Multidisciplinar GRIP alargada
Consoante a complexidade dos casos, o GRIP integra ainda uma equipa alargada com:
Medicina Interna: para apoio na gestão clínica e comorbilidades relevantes.
Microbiologia: para identificação do agente infeccioso e definição da terapêutica antibiótica mais adequada.
Com esta prática concentrada, a equipa acumulou experiência clínica única em Portugal, contribuindo para guidelines e recomendações internacionais na área.
"Ao longo da minha vida tenho-me dedicado ao diagnóstico e tratamento de todo o tipo de infeções osteoarticulares incluindo extensa investigação clínica na área. Esta dedicação levou à criação do GRIP enquanto equipa multidisciplinar onde vários ramos da Medicina se juntam oferecendo assim importantes sinergias que permitem maior segurança na escolha do melhor tratamento para cada caso específico.
A mais-valia da nossa consulta é precisamente esta diferenciação e dedicação exclusiva de uma equipa e não apenas de um indivíduo."
Prof. Dr. Ricardo Sousa, Especialista em Lesões do Joelho e no tratamento de Infeções Osteoarticulares
As infeções osteoarticulares podem manifestar-se através de dor persistente, vermelhidão, inchaço, fístulas com drenagem ou falência de implantes ortopédicos. O diagnóstico precoce e a definição de um plano terapêutico adequado são essenciais para prevenir destruição óssea e recuperar a funcionalidade.
No Centro Multidisciplinar de Infeções Osteoarticulares (GRIP), o processo integra:
- Avaliação clínica minuciosa
- Estudo imagiológico avançado
- Planeamento cirúrgico rigoroso
- Técnicas de desbridamento e reconstrução
Antibioterapia dirigida ao microrganismo identificado
Esta abordagem permite alcançar taxas de sucesso elevadas na resolução de infeções osteoarticulares complexas, restaurando a mobilidade, eliminando a infeção e melhorando significativamente a qualidade de vida dos doentes.
Marcação de consulta
Para consultar a equipa do Centro Multidisciplinar de Infeções Osteoarticulares (GRIP), contacte: lusiadasporto.backoffice.ortopedia@lusiadas.pt
Contactos
Fale connosco
22 605 64 50
8h às 19h, segunda a sábado. WhatsApp 965 965 301
geral@lusiadas.pt
Escreva-nos um email, coloque dúvidas e peça-nos informaçõesPresencialmente
Avenida da Boavista, 171
4050-115
Porto