A Fenda Lábio-Palatina é uma área médica vocacionada para a correção de malformações congénitas do lábio, palato e faciais.
Esta é uma área altamente diferenciada, com uma equipa multidisciplinar de referência ao nível nacional, que integra o projeto europeu EuroCleft Gateway Project.
Focado em encontrar soluções eficazes não só no tratamento, mas também no bem-estar físico e psicológico, o protocolo desta área pressupõe uma assistência contínua desde o diagnóstico pré-natal até à reabilitação total, com acompanhamento dos pais.
Cerca de uma em cada 600 crianças que nascem em Portugal é portadora de uma fenda labial, palatina ou lábio-palatina, ou seja nascem, no nosso país cerca de 150 crianças por ano com esta malformação, independentemente da condição socioeconómica das famílias.
Sendo uma malformação que, em muitos casos, desfigura, desde logo existe um efeito emocional profundo nos pais e compromete seriamente o bem estar físico e psicológico da criança: a sucção torna-se difícil e, por vezes, é necessário encontrar alternativas para a alimentar; o mecanismo da deglutição está alterado; o fluxo de ar através da fenda seca as mucosas, facilitando infeções que se estendem ao ouvido e que, quando não são tratadas atempadamente, levam a perdas de audição; a erupção dentária é anómala; a fala está seriamente comprometida. São, muitas vezes necessárias múltiplas intervenções cirúrgicas. Em suma, existem efeitos devastadores na criança.
Coordenação
Cirurgia Pediátrica
Contactos
Fale connosco
22 605 64 50
7h às 22h, 365 dias
Chamadas internacionais
+351 21 770 40 40
geral@lusiadas.pt
Escreva-nos um email, coloque dúvidas e
peça-nos informações
Nova app +Lusíadas para mais saúde
Presencialmente
Avenida da Boavista, 171
4050-115
Porto