Lusiadas.pt | Hospitais e Clínicas | Hospital Lusíadas Porto | Serviços | Centro Multidisciplinar da Fenda Lábio-Palatina e outras Malformações Faciais
Profissionais de referência e abordagem multidisciplinar para a
correção de malformações congénitas do lábio, palato e faciais.

A Fenda Lábio-Palatina é uma área médica vocacionada para a correção de malformações congénitas do lábio, palato e faciais.

Esta é uma área altamente diferenciada, com uma equipa multidisciplinar de referência ao nível nacional, que integra o projeto europeu EuroCleft Gateway Project.

Focado em encontrar soluções eficazes não só no tratamento, mas também no bem-estar físico e psicológico, o protocolo desta área pressupõe uma assistência contínua desde o diagnóstico pré-natal até à reabilitação total, com acompanhamento dos pais.

 

Cerca de uma em cada 600 crianças que nascem em Portugal é portadora de uma fenda labial, palatina ou lábio-palatina, ou seja nascem, no nosso país cerca de 150 crianças por ano com esta malformação, independentemente da condição socioeconómica das famílias.

Sendo uma malformação que, em muitos casos, desfigura, desde logo existe um efeito emocional profundo nos pais e compromete seriamente o bem estar físico e psicológico da criança: a sucção torna-se difícil e, por vezes, é necessário encontrar alternativas para a alimentar; o mecanismo da deglutição está alterado; o fluxo de ar através da fenda seca as mucosas, facilitando infeções que se estendem ao ouvido e que, quando não são tratadas atempadamente, levam a perdas de audição; a erupção dentária é anómala; a fala está seriamente comprometida. São, muitas vezes necessárias múltiplas intervenções cirúrgicas. Em suma, existem efeitos devastadores na criança.

Coordenação

Title
Dr. Bessa Monteiro
Summary

Cirurgia Pediátrica

Contactos

Fale connosco

22 605 64 50

7h às 22h, 365 dias
Chamadas internacionais
+351 21 770 40 40

Lusíadas

Nova app +Lusíadas para mais saúde

Presencialmente

Avenida da Boavista, 171

4050-115

Porto