Dores nas costas

​​​​​​​As dores nas costas são uma das queixas mais frequentes na nossa sociedade.

A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 75% da população mundial, em alguma fase da sua vida, tenha dores nas costas, podendo ocorrer em inúmeras situações. Estes sintomas estão frequentemente relacionados com sedentarismo, assim como o crescimento do número de casos é ligado ao aumento da espe​rança de vida. A observação clínica e a realização de exames complementares de diagnóstico permitem fazer um diagnóstico em praticamente 100% dos casos. As Unidades Lusíadas no Algarve estão preparadas para responder a todas as questões relacionadas com esta patologia.

O que fazer quando tem dores nas costas

Inicialmente deve recorrer ao seu Médico de Família para ser avaliado. Poderá ser medicado e, se necessário, realizar alguns exames, como por exemplo um Raio-X ou TAC. A maioria dos doentes melhoram no espaço de uma semana com repouso e medicação. No caso de manter os sintomas deve recorrer a uma consulta de especialidade. Fisiatria, Neurocirurgia e Ortopedia são as especialidades envolvidas no diagnóstico e tratamento das dores nas costas.

Abordagem das dores nas costas na consulta de especialidade

Na consulta de especialidade será submetido a um exame clínico completo, que engloba o exame neurológico e funcional da coluna vertebral. Se necessário, será submetido a exames mais complexos, como a Ressonância Magnética. Estes exames, em que se estuda a coluna, os músculos e muitas outras estruturas implicadas nas dores nas costas, permitem a realização de um diagnóstico esclarecedor.

Tratamentos disponíveis

Após realizado o diagnóstico da origem da dor, será informado das várias possibilidades de tratamentos. Existem diversos tipos de tratamentos médicos e cirúrgicos disponíveis para as dores nas costas. A maioria das pessoas não necessita de cirurgia, requisitando apenas do tratamento da dor. No Hospital Lusíadas Albufeira dispomos de todo o tipo de tratamentos de modo a resolver todos os casos, independentemente da gravidade.

• Consulta de Fisiatria e Fisioterapia

A reabilitação física / fisioterapia constitui, geralmente, a primeira linha de tratamento das dores nas costas. A avaliação inicial pelo médico Fisiatra é fundamental de modo a que seja orientado para o tipo de tratamentos de fisioterapia adequados à sua doença. É feita uma articulação com a equipa de fisioterapia de modo a que os tratamentos sejam potenciados para uma rápida recuperação.

• Tratamentos Percutâneos para a dor de coluna

O termo percutâneo significa 'através da pele'. Nos últimos 20 anos foram desenvolvidos inúmeros tratamentos para as dores nas costas que não implicam cirurgia e que são utilizados quando os tratamentos de fisioterapia não melhoram os sintomas (exemplo, Radiofrequência). A grande maioria destes tratamentos consegue evitar a cirurgia, ao melhorar, de modo significativo, a dor na coluna.

Os tratamentos percutâneos para a dor são realizados sob anestesia local, com vários tipos de medicamentos, com o auxílio de agulhas muito finas e demoram apenas cerca de 10 a 15 minutos a ser realizados. Não se sente qualquer dor ou incómodo e cerca de 1 hora após o tratamento o doente tem alta do hospital, podendo fazer a sua vida pessoal e profissional sem restrições, sendo reavaliado em consulta ao fim de 3 semanas.

A taxa de sucesso destes tratamentos ronda os 80 a 85% e são bastante comuns, pois conseguem evitar a cirurgia sendo eficazes no alívio da dor. O seu efeito pode durar vários meses ou anos e pode ser repetido quando necessário. São utilizados vários medicamentos, dependendo da doença que está a ser tratada.

Dispomos de uma equipa especializada neste tipo de tratamentos que pode melhorar a sua qualidade de vida.

• Cirurgia da Coluna

A cirurgia da coluna é uma das áreas que mais evoluiu nos últimos anos. Os procedimentos são realizados por abordagens/incisões cada vez mais pequenas, menos invasivas para os doentes, permitindo uma recuperação completa em poucas semanas. O tempo de internamento é, em média, de 24 a 48 horas. No dia seguinte à cirurgia, o doente conseguirá sair da cama e andar, praticamente sem dor.

As novas técnicas proporcionam uma eficácia muito alta na resolução dos problemas, com excelentes resultados.

As Unidade Lusíadas em Albufeira e Faro dispõem de equipas multidisciplinares de cirurgiões da coluna (Neurocirurgia e Ortopedia) que avaliam o seu problema de dores nas costas e propõem-lhe estratégias terapêuticas minimamente invasivas para a sua resolução.

Em pleno século XXI não há razão para perder qualidade de vida com dores nas costas!

​