Unidade de Ombro e Cotovelo

​​​​​​​​​​​​O ombro e cotovelo são articulações fundamentais para a nossa atividade pessoal e profissional. 

Basta uma pequena dor nessas zona​s para nos lembrarmos constantemente a sua importância no nosso desempenho diário. O ombro é a articulação mais móvel do corpo humano e, por isso, qualquer pequena disfunção pode ser perturbadora e limitante, tanto na vida profissional (por exemplo dificultando a utilização de computadores), como na vida social, no lazer e na prática desportiva, qualquer que seja a idade. A dor no ombro tende a incomodar mais à noite, quando a pessoa está deitada, o que também interfere com o nosso descanso e bem-estar. A própria higiene pessoal e o ato de vestir e despir podem ser muito difíceis e dolorosos, podendo-nos tornar dependentes de terceiros para as necessidades básicas do dia-a-dia.

Com frequência, uma dor no ombro ou no cotovelo obrigam a pedir ajuda médica, de preferência especializada. Na Unidade de Ombro e Cotovelo do Hospital Lusíadas Albufeira estamos aptos a responder a todas as necessidades, tanto do ponto de vista técnico como ao nível da equipa de profissionais experientes que a constituem.

O tratamento das doenças e lesões desta área é multidisciplinar e integrado, passando fundamentalmente pelas áreas de Ortopedia e Fisiatria, para onde os doentes podem ser referenciados no pós-operatório imediato, de modo a realizarem a sua recuperação com profissionais especificamente vocacionados para a reabilitação destas articulações.

Principais Patologias

  • Doenças Degenerativas - artrose do ombro e do cotovelo. O nosso corpo clínico especializado tem vasta experiência em artroplastia, tendo especialistas de topo nesta técnica.
  • Roturas Tendinosas - roturas da coifa e do bicípite proximal e distal, com tratamento artroscópico das lesões, sempre que indicado.
  • Doenças Inflamatórias e de Sobrecarga - tendinites agudas e crónicas do ombro e do cotovelo (com ou sem calcificações).
  • Traumatologia - fraturas e luxações do ombro e do cotovelo e seu tratamento cirúrgico e não cirúrgico, de acordo com guidelines internacionais sempre atualizadas. Lesões desportivas do adolescente e do adulto.

Áreas de Intervenção

  • Tratamento não cirúrgico de lesões traumáticas ou degenerativas de acordo com as indicações específicas para o tratamento conservador.
  • Tratamento cirúrgico, incluindo artroscópico, das instabilidades e luxações do ombro e cotovelo.
  • Tratamento cirúrgico, nomeadamente artroscópico, das roturas e tendinites cálcicas dos tendões do ombro.
  • Tratamento cirúrgico das fraturas na região do ombro e cotovelo.
  • Artroplastias do ombro e cotovelo em situações degenerativas ou traumáticas.​​


Unidade de Ombro e Cotovelo do Hospital Lusíadas Albufeira​