Centro Multidisciplinar de Tratamento da Obesidade

​​Enquadramento

​​​​​​A obesidade, considerada pela Organização Mundial de Saúde como doença crónica, é vista como a a epidemia do séc. XXI. Em Portugal, a percentagem de obesos atinge atualmente cerca de 15% da população.

Centro Multidisciplinar de Tratamento da ​Obesidade do Hospital Lusíadas Porto, é reconhecido pelo Ministério da Saúde e pela Direção-Geral de Saúde como um Centro que dispõe das infraestruturas físicas, recursos técnicos e profissionais de saúde capazes de proporcionar uma resposta eficaz ao nível do tratamento e acompanhamento destes casos.

A natureza complexa da obesidade e das doenças a ela associadas, como hipertensão arterial, diabetes, dislipidémias, apneia do sono, doenças osteo-articulares, doenças digestivas e doenças psiquiátricas, exige uma abordagem multidisciplinar a diferentes níveis, tais como o dietético, o psicológico, o endocrinológico, o gastrenterológico e o cirúrgico.

Este Centro oferece uma nova abordagem ao tratamento de uma doença com cada vez maior prevalência no nosso país.


Centro Multidisciplinar de Tratamento da Obesidade

O Hospital Lusíadas Porto, além de possuir todas as valências médicas e unidades de apoio que permitem o tratamento integrado e completo da condição clínica do obeso, dispõe também de avançado equipamento tecnológico, certificado para tratamento de doentes portadores de super-obesidade.

Centro Multidisciplinar de Tratamento da Obesidade do Hospital Lusíadas Porto, é composto por uma vasta equipa multidisciplinar, capaz de proporcionar a avaliação, tratamento e seguimento completo do obeso.

O Hospital Lusíadas Porto possui ainda um serviço inovador de acompanhamento personalizado ao longo de todo o processo, desde a primeira consulta, ao longo do internamento e após alta cirúrgica, respondendo às necessidades específicas de cada doente.​


 Os nossos Serviços

São várias as abordagens possíveis ao tratamento da obesidade, da colocação de balões intra-gástricos às mais eficazes e recentes técnicas, como a banda gástrica ajustável, o "bypass" gástrico e a derivação bilio- ​pancreática tipo "duodenal switch".

O Hospital Lusíadas Porto, está apto a responder consoante a especificidade de cada caso. Em todas as técnicas cirúrgicas, a abordagem laparoscópica é a via de eleição, permitindo uma recuperação menos dolorosa, mais rápida e com melhores resultados estéticos. Em alguns casos o Tratamento da Obesidade não cessa com a perda de peso, sendo necessário proceder à correção de excedentes cutâneos.

A cirurgia do "Body Contouring" é outra das valências disponíveis no Hospital Lusíadas Porto.

​ 

Coordenação e Equipa

Sob a coordenação do Dr. John Preto, cirurgião com mais de dez anos de experiência na cirurgia bariátrica, o Centro​ contempla várias áreas como:

- Cirurgia Geral: Dr. John Preto​Dr. Paulo Soares​​

- Gastrenterologia​: Dr. Germano Vilas-Boas

- Nutrição ClínicaDra. Luísa Trindade, Dra. Cristina Teixeira​​

- Cirurgia Plástica e Reconstrutiva: ​Dr. António Conde​

- E​ndocrinologia: Dra. Joana Queirós, Dra. Cláudia Freitas​​

- Psicologia: Dra. Cristina Pontes, Dra. Júlia Machado

- Enfermagem


 

Deste modo, o doente é observado de forma integral e personalizada. Afinal, a obesidade é uma doença complexa, em que todas estas ​áreas estão ligadas e são importantes.

A equipa procura conhecer a fundo o doente, para decidir com precisão qual o tipo de tratamento a aplicar. Para isso, faz uma investigação analítica, imagiológica, endócrina e endoscópica e recorrendo à cirurgia minimamente invasiva.