Visitas e Acompanhantes

 

​​​Estar rodeado pelo carinho e apoio dos amigos e familiares é importante na sua recuperação. As visitas são desejáveis e bem-vindas para que se sinta em família, mas existem regras que devem ser cumpridas e observadas para o bem-estar de todos os que permanecem no Hospital da Lusíadas Porto.

Regras que devem ser cumpridas e observadas para o bem-estar de todos os que permanecem no Hospital:​

• Lavar e desinfetar as mãos é um gesto simples que evita numerosas infeções. Os visitantes devem lavar ou desinfetar as mãos antes e depois da visita, usar máscara e vestuário de proteção sempre que solicitado.

• Para conforto da pessoa internada, não é conveniente que permaneçam no quarto mais do que dois visitantes em simultâneo e que a sua permanência não seja muito prolongada.

• Os visitantes devem evitar notícias desagradáveis, conversas barulhentas ou, de alguma forma perturbar ou incomodar a pessoa internada.

• Os visitantes devem lembrar-se de que o silêncio é fundamental para o bem-estar de todos os que se encontram na unidade.

• Nos quartos de internamento, individuais ou duplos, as visitas podem ser recebidas, todos os dias, entre as 11:00 e as 22:00 horas. No caso do Internamento de Obstetrícia pode ser permitida a visita do pai após as 22:00 horas, se o bebé tiver nascido próximo dessa hora.

• As visitas devem entrar pela receção principal e aceder ao piso pelo elevador que se encontra nesta zona.

• As visitas, em cada vinda que efetuem à nossa unidade de internamento, devem contactar previamente os profissionais de saúde que se encontram junto dos postos de enfermagem, informando da sua presença.

• As crianças com menos de 10 anos de idade devem evitar visitar a pessoa internada. Exceto se for a mãe, o pai, um irmão ou irmã com menos de 15 anos ou quando nasce um irmão ou irmã. Esta exceção pode aplicar-se igualmente nos dias de Natal, 1.º de Janeiro, dia de Páscoa, dia da Mãe ou do Pai.

• Para sua própria segurança, as pessoas portadoras de doenças infetocontagiosas devem avaliar criteriosamente a decisão da visita. Em situações de saúde precária, recomendamos que se abstenham de visitar a pessoa internada.

Nas unidades de internamento especial, nomeadamente na Unidade de Cuidados Intensivos, as visitas são condicionadas aos horários específicos dessas unidades de forma a garantir o descanso dos internados. Será informado dos respetivos horários de visita pelo enfermeiro coordenador dessas unidades.

Os acompanhantes ou visitas têm à disposição a cantina e a cafetaria, segundo o horário e as tabelas de preços, que se encontram afixadas. Dispõem igualmente de um parque de estacionamento, onde podem estacionar o carro, durante a sua permanência no hospital.

A entrada de acompanhantes ou visitas deverá ser realizada até às 22:00 horas. A necessidade de entrada e/ou saída do Hospital Lusíadas Porto depois das 22:00 horas, de acompanhantes que pernoitam no hospital, deverá ser comunicada à equipa de enfermagem.

Mobilidade Reduzida

Toda a pessoa deficiente, ou com problemas de comunicação, que se encontre internada numa unidade de saúde tem direito ao acompanhamento permanente de familiar ascendente, descendente, cônjuge ou equiparado. No caso em que o acompanhante não puder ser escolhido pelo doente, será a pessoa que habitualmente lhe presta cuidados.

O acompanhamento é permitido apenas durante o dia; contudo, em casos excecionais, e mediante autorização, este poderá ser permitido durante o período noturno. O direito ao acompanhamento exerce-se mediante as instruções dos profissionais de saúde e as regras do Serviço.

As pessoas com deficiência visual podem fazer-se acompanhar de cães-guia.​