Lusiadas.pt | Blog | Cirurgia

Tags mais relevantes

Lipoma: como identificar

4 min

Lipoma: o que é, causas e tratamento

Os lipomas são nódulos benignos constituídos por gordura, que se situam habitualmente debaixo da pele. Afetam cerca de 1 em cada 100 pessoas e podem desenvolver-se em diferentes partes do corpo. Na maioria dos casos não geram sintomas, mas podem ainda assim ser removidos.

Sinus pilonidalis: qual o tratamento para o quisto pilonidal

3 min

Sinus pilonidalis: o que é e que tratamentos existem

O sinus pilonidalis constitui um problema de saúde muito frequente que afeta maioritariamente os adultos jovens. Atualmente, existe no Hospital Lusíadas Lisboa uma técnica inovadora para o seu tratamento. Carmen Maillo, cirurgiã geral do Hospital Lusíadas Lisboa, explica o que é a patologia e este tratamento inovador.

Cirurgia pioneira à coluna: cancro na coluna

2 min

Cirurgia pioneira elimina dor do cancro na coluna

Pela primeira vez, realizou-se em Portugal uma cirurgia minimamente invasiva à coluna que destrói as células cancerígenas e fortalece os ossos afetados.

Peito escavado: o que é e como tratar

2 min

Peito escavado: o que é e como tratar

O peito escavado (ou pectus excavatum) é uma das deformidades mais comuns da parede torácica e é quatro vezes mais frequente nos homens.

Dor ciática: o que é e como a tratar

3 min

Dor ciática: o que é e como tratar

A dor ciática é um sinal de perturbação da função do maior nervo do corpo humano — o nervo ciático. Pode ser muito incapacitante e causar muito sofrimento, mas há formas de prevenir e tratamentos eficazes, como explica Victor Gonçalves,coordenador da Unidade de Neurocirurgia do Hospital Lusíadas Lisboa.

Apendicite: quais os sinais  e sintomas de alarme

3 min

Apendicite: identificar, diagnosticar e tratar

Carmen Maillo, médica de Cirurgia Geral do Hospital Lusíadas Lisboa, explica o que é esta patologia e a que sinais deve estar atento.

O Hospital Lusíadas Lisboa é o primeiro hospital privado em Portugal a disponibilizar a ciclodestruição por ultrassons, uma técnica não invasiva que promete ser um dos grandes avanços no tratamento do glaucoma.

2 min

Técnica inovadora no tratamento do glaucoma

Em apenas três minutos já é possível reduzir em 30% a pressão intraocular do glaucoma. O Hospital Lusíadas Lisboa é o primeiro hospital privado em Portugal a disponibilizar a ciclodestruição por ultrassons, uma técnica não invasiva que promete ser um dos grandes avanços no tratamento do glaucoma nos próximos anos.

Mais rápida, menos invasiva e menos dolorosa: são as vantagens da cirurgia inovadora usada no tratamento de quistos no cóccix, realizada no Hospital Lusíadas Porto,

1 min

Quisto no cóccix com cirurgia inovadora

Mais rápida, menos invasiva e menos dolorosa: são as vantagens da cirurgia inovadora usada no tratamento do quisto no cóccix. Realizada no Hospital Lusíadas Porto, este tipo de intervenção irá ajudar num problema que afeta cerca de dez mil adolescentes e jovens adultos em Portugal.

​​​​​​​​​​​​A histerectomia é um procedimento cirúrgico para remoção do útero.

1 min

Histerectomia por via vaginal

Cerca de 20 por cento das remoções de útero são realizadas por via vaginal, apesar de apresentar uma taxa de complicações muito reduzida.

Cirurgia plástica no Hospital Lusíadas Porto

2 min

Cirurgia plástica no Hospital Lusíadas Porto

O cirurgião plástico António Conde, responsável pela Unidade de Cirurgia Plástica do Hospital Lusíadas Porto, apresenta-nos este espaço inovador que aposta na plástica cada vez menos invasiva para mudar a imagem.