3 min

Crianças devem usar as tecnologias com limites

Revisão Científica
Crianças que passam mais de cinco horas em frente a ecrãs tendem a engordar e há que contrariar esta tendência que é cada vez mais fomentada pelo uso das tecnologias.

O aumento do tempo que as crianças passam a ver televisão, a jogar videojogos ou jogos no computador corresponde a uma diminuição do tempo em que estão a brincar, a interagir com os outros e a desenvolver a sua criatividade. O excesso de tempo à frente do ecrã pode ter como consequência, muitas vezes, menor criatividade, menor inteligência interpessoal, alterações do comportamento e um atraso de linguagem. O simples facto de a televisão estar ligada como ruído de fundo pode levar à diminuição da capacidade de concentração da criança numa tarefa.

Sono, calorias e sedentarismo

As crianças e adolescentes que usam tablets, telemóveis e outros dispositivos eletrónicos durante cinco horas ou mais, todos os dias, tendem a consumir mais bebidas açucaradas, a dormir mal e a praticar pouca ou nenhuma atividade física. De acordo com um estudo da Universidade de Harvard, EUA, estas crianças e adolescentes têm um risco 43% superior de se tornarem obesos, comparativamente com grupos que não usam estes aparelhos. Por exemplo, crianças e adolescentes que passam muito tempo com os telemóveis, os tablets e os computadores costumam registar um consumo exagerado de snacks. Esta situação coloca os pais perante um dilema: na era digital torna-se praticamente impossível impedir que as crianças e jovens se desliguem totalmente. Então, como gerir esta situação? Veja o que pode fazer para os auxiliar e tentar melhorar a sua relação com os aparelhos eletrónicos.

Sem stresse mas com regras

A Academia Americana de Pediatria recomenda que as famílias planeiem “o tempo de consumo mediático” das crianças, isto é, o tempo que as crianças podem estar à frente da televisão, a navegar nas redes sociais e na internet ou a jogar no computador.

Até aos 2 anos

Os pais devem evitar o uso de dispositivos eletrónicos. A televisão abaixo dos 2 anos é um estímulo negativo para o desenvolvimento e não deve existir. Estudos demonstraram que a televisão nos mais pequenos altera a capacidade de manter a atenção e de focar em determinadas tarefas.

Com mais de 2 anos

Ver muita televisão abaixo dos 3 anos aumenta a probabilidade de ter um défice de atenção em cerca de 10%. Na idade pré-escolar, as crianças que veem perto de 3 horas de televisão por dia, têm cerca de 30% maior probabilidade de terem problemas de atenção, face às crianças que não veem. Crianças mais velhas devem ver no máximo duas horas por dia.
 

Entre os 3 e os 5 anos as crianças não devem utilizar dispositivos eletrónicos, como os tablets ou telemóveis, mais de uma hora por dia e estes devem transmitir conteúdos de elevado interesse pedagógico e didático. Os pais devem acompanhá-las e ajudá-las a perceber o que estão a ver e a explicar-lhes de que forma podem aplicar esses ensinamentos no mundo que as rodeia.

Com 6 ou mais anos

  • Defina de forma consistente os limites de tempo que as crianças podem passar em frente dos ecrãs e quais os tipos de media que estão autorizadas a usar;
     
  • Assegure-se de que o uso dos dispositivos não ocupa tempo em que a criança deveria estar a dormir, a praticar exercício físico ou dedicada a outras atividades salutares, fundamentais para o bom desenvolvimento infantil;
     
  • Crie regras quanto a situações em que não é permitido o uso de dispositivos (como durante as refeições ou nas deslocações) ou em certos locais (tal como o quarto de dormir);
     
  • Converse sobre os perigos reais que existem nas redes sociais, como terem cuidado quando trocam fotos e vídeos, e sobre as conversas com estranhos. Explique-lhes também que o respeito pelo outro deverá ser replicado no mundo online.

Tecnologias: os pais devem dar o exemplo

Na maioria das vezes, as crianças tendem a imitar os adultos, por isso os pais, como modelos de referência, devem dar bons exemplos. Em casa, mantenha o seu telemóvel desligado ou no silêncio durante algum tempo. Dificilmente uma mensagem ou uma notificação exige uma resposta imediata.

Tente valorizar mais o tempo com os seus filhos. Ponha-se no lugar deles: como se sentiria se alguém estivesse sempre a interromper o que estavam a fazer juntos? Combine que durante as refeições não se podem enviar e receber mensagens. Outra dica é que à hora de dormir as crianças devem desligar os aparelhos eletrónicos ou dá-los aos pais para guardar.

Fonte: Adaptado de AMIL Saúde: Obesidade Infantil Não

Ler mais sobre

Criança

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dra. Margarida Lobo Antunes

Dra. Margarida Lobo Antunes

Hospital Lusíadas Lisboa

Especialidades em foco neste artigo

Especialidades em foco neste artigo

PT