Lusiadas.pt | Blog | Doenças Neurológicas

Tags mais relevantes

A nevralgia é uma dor intensa, repetida, que surge por surtos de curta duração (fisgadas), de frequência elevada, e que ocorre devido à irritabilidade do nervo em causa.

3 min

Causas e tratamentos para as nevralgias cranianas

Quando um nervo é lesado pode gerar uma dor intensa que, ao longo do tempo, se torna incapacitante para o doente. Há três tipos de nevralgia importantes que afetam a região da cabeça e que serão abordadas neste artigo.

O que é afasia?

2 min

Afasia: o que é?

Manifesta-se pela dificuldade de expressão e de compreensão. É mais frequente nos idosos e em pessoas com doenças neurológicas.

Epilepsia: o que deve fazer durante um ataque epilético?

4 min

Ataque epilético: o que é e como lidar?

Consciência alterada e movimentos musculares descontrolados são alguns dos sintomas das crises epiléticas. Socorro Piñeiro, neurologista da Clínica de Stº António, explica o que está em causa e como lidar com os chamados “ataques epiléticos”.

O que é a enxaqueca e os seus tratamentos?

1 min

Enxaqueca: o que é e como tratar

Não se conhecem as causas exatas da enxaqueca, mas o seu impacto na vida das pessoas pode ser dramático. Neste artigo, Hipólito N'Zwalo, neurologista do Hospital Lusíadas Albufeira, explica como identificar esta doença e os seus tratamentos.

Esclerose Múltipla: mitos e factos

5 min

8 factos e mitos sobre a esclerose múltipla

A Esclerose Múltipla é uma doença inflamatória do sistema nervoso central, com uma evolução não linear e efeitos degenerativos difíceis de antecipar, o que dificulta a perceção do diagnóstico e contribui para o estigma social.

É necessário um conjunto de  exames e técnicas de estudo para analisar o funcionamento do sistema nervoso autónomo.

3 min

Exames para avaliar o sistema nervoso autónomo

O mau funcionamento do SNA pode afetar quase todos os sistemas corporais pelo que identificar alguma disfunção é determinante para desenhar um tratamento eficaz. O Hospital Lusíadas Lisboa é o único hospital privado do país a dispor de novos exames e técnicas de estudo do sistema nervoso autónomo.

Na grande maioria dos doentes, a esclerose múltipla manifesta-se entre os 20 e os 40 anos, sendo o pico de incidência por volta dos 30. Já a progressão, é muito variável, o que dificulta a gestão da doença.

3 min

Esclerose múltipla: o que deve saber

José Vale, coordenador da Unidade de Neurologia do Hospital Lusíadas Lisboa, explica-lhe o essencial sobre a esclerose múltipla.

Na doença de Parkinson os neurónios deixam de produzir a dopamina, substância que ajuda a controlar os movimentos corporais.

1 min

A doença de Parkinson

Identifica-se pela tremura incontrolável das mãos, mas há mais sintomas associados à doença de Parkinson, a segunda doença neurodegenerativa mais comum, que afeta mais de 13 mil portugueses. José Vale, Coordenador da Unidade de Neurologia do Hospital Lusíadas Lisboa, explica o que é e quais os tratamentos disponíveis.