3 min

Como combater e evitar a retenção de líquidos

Mãos que “engordam”, pernas inchadas e pés pesados que ao fim do dia parecem já não caber nos sapatos... Falamos de retenção de líquidos, um problema que pode ter causas diversas e afeta sobretudo as mulheres.

Nuno Bernardino Vieira, especialista em Medicina Interna no Hospital Lusíadas Albufeira, explica como se formam os edemas e o que fazer para os prevenir. Medidas simples, como cortar no sal ou optar por meias elásticas, ajudam a fazer a diferença na retenção de líquidos.

O que é a retenção de líquidos

A retenção de líquidos consiste na formação de edemas (inchaços) devido a acumulação de líquido no espaço que envolve os tecidos e os órgãos do corpo. Os pés e as mãos são, por regra, as zonas mais suscetíveis, muito em parte devido à força gravitacional.

Só mesmo “em situações mais graves e específicas, a retenção de líquidos pode ocorrer também em cavidades livres, como à volta do pulmão (derrame pleural) ou em redor dos órgãos intra-abdominais (ascite)”, explica Nuno Bernardino Vieira.

Como se forma o inchaço

Existem múltiplas causas para a formação de edema, sendo a retenção de líquidos um dos sintomas da insuficiência cardíaca, doenças renais, falência hepática, etc. No entanto, “a causa mais frequente é uma insuficiência venosa, que faz com que as veias não consigam transportar de forma eficaz o sangue de volta das extremidades para o coração, o que se passa principalmente nas pernas”, explica o especialista em Medicina Interna.

Existem também causas hormonais durante a gravidez ou em determinados períodos do ciclo menstrual da mulher que podem levar a esta retenção de líquidos. E, segundo Nuno Bernardino Vieira, surgem ainda, com alguma frequência, situações em que os médicos não conseguem identificar a razão do inchaço. Clinicamente, o edema de causa desconhecida chama-se edema idiopático.

  • Por que razão o problema afeta mais as mulheres?

As mulheres são mais suscetíveis à Insuficiência Venosa Crónica dos membros inferiores, que é a causa mais frequente do edema. Além disso, lembra ainda o especialista: “Durante a idade fértil, as alterações hormonais verificadas em determinados períodos do ciclo menstrual favorecem uma maior tendência para a retenção de líquidos”.

Muitas mulheres têm a perceção de que “engordam” nestas alturas, mas o que de facto acontece é que ao longo do dia os líquidos retidos aumentam também o peso registado na balança até cerca de dois quilos.

  • Agir pela prevenção

A prevenção da retenção de líquidos depende da causa subjacente à formação do edema. “A redução do consumo de sal tem importância em particular nas situações de doença cardíaca, renal ou hepática porque nestas situações o aumento da absorção do sódio do sal acaba por condicionar o aumento da volémia do sangue (quantidade de sangue a circular no organismo) e, consequentemente, a nível periférico forma-se mais facilmente o edema”, diz Nuno Bernardino Vieira.

A Organização Mundial de Saúde recomenda um consumo diário inferior a 5g de sal (metade da média de 10,7 g ingeridos pelos portugueses).

Como medidas gerais, o clínico lembra que manter o peso adequado e praticar exercício físico são condições importantes, em particular nos casos de insuficiência venosa, pois facilitam a drenagem dos membros inferiores pela circulação venosa. Sendo, em qualquer caso, aconselhável, beber bastante água.

“Garantir um adequado estado de hidratação é fundamental para assegurar o correto funcionamento renal que assim previne também a retenção dos líquidos, pois o líquido que se encontra em excesso no organismo é assim eliminado”, explica o especialista.

 A retenção de líquidos tem tratamento?

Existem diversas opções de tratamento e, mais uma vez, é a causa subjacente ao edema que vai determinar a decisão do médico, o que torna indispensável a consulta de um especialista. O recurso a medicamentos como os diuréticos, que ao estimularem o funcionamento do rim facilitam a eliminação do líquido em excesso, é utilizado nos casos mais graves. Mas, segundo o especialista em Medicina Interna, há outras medidas simples que podem fazer a diferença: 

  • Massagens e fisioterapia

“Ao facilitarem a contração muscular dos grupos musculares dos membros, a pressão e os movimentos utilizados acabam por facilitar tanto a drenagem venosa como a linfática, o que vai melhorar a acumulação de líquido nestes locais.”  

  • Meias de compressão elástica

“Nem sempre muito confortáveis, acabam por ser muito eficazes.”

Ler mais sobre

Saúde Feminina

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dr. Nuno Bernardino Vieira

Dr. Nuno Bernardino Vieira

Hospital Lusíadas Albufeira
PT