3 min

Candidíase vaginal: o que é e como tratar

Estudos indicam que 75% das mulheres sofrem de, pelo menos, um episódio de candidíase vaginal em algum momento da vida.

A candidíase é uma doença causada por leveduras do género Candida que podem provocar infeções em diferentes tecidos do corpo. No caso de a infeção ocorrer na vagina, estamos perante uma vulvovaginite. O fungo desenvolve-se também na boca e na garganta, provocando a candidíase oral (corriqueiramente denominada por sapinho). Há ainda a candidíase sistémica, que afeta vários órgãos do corpo. Neste artigo iremos abordar apenas a candidíase vaginal.
 
A grande maioria dos casos de candidíase são causados pela espécie Candida albicans. Mas há muitas outras espécies deste género que também desencadeiam a infeção, como a Candida glabrata, embora numa percentagem muito menor.
 
Estas leveduras podem estar presentes na boca, na garganta e na vagina sem causar qualquer sintoma. No entanto, se naqueles ambientes internos houver uma alteração que permita a sua proliferação, então surge uma infeção que desencadeia a resposta do sistema imunitário.


Candidíase vaginal

Frequentemente, a Candida pode existir na vagina sem causar qualquer infeção nem desconforto na mulher. Nestes casos, a multiplicidade de micro-organismos da flora vaginal, entre os quais os lactobacilos, vai limitar a capacidade de infeção da levedura. No entanto, a mudança desta conjuntura microbiana pode favorecer a aderência da levedura ao epitélio da vagina e a proliferação deste fungo, desencadeando sintomas.
 
A partir de estudos científicos, sabe-se que a Candida está presente na flora vaginal de uma forma não sintomática entre 10 e 20% das mulheres saudáveis, em idade reprodutiva, que não estão grávidas. Nestes casos, não há qualquer razão para se fazer um tratamento contra a levedura.
 
No entanto, até 75% das mulheres sofrem de, pelo menos, um episódio de candidíase vaginal em algum momento da vida. Destas, apenas 5 a 10% das mulheres vão ter episódios recorrentes de candidíase. Ou seja, vão apresentar a infeção pelo menos quatro vezes num só ano. Quando a infeção é grave ou quando se torna recorrente, pode ter um grande impacto psicológico: pode baixar a autoestima da mulher, promover a depressão e piorar as relações sexuais e afetivas.


Grupos vulneráveis

Sabe-se que nas mulheres grávidas a taxa de prevalência da Candida é maior, especialmente no terceiro trimestre da gravidez, devido ao aumento dos estrogénios. Uma das possíveis consequências desta situação é a passagem da levedura para o bebé durante o parto, aumentando o risco de candidíase oral ou da fralda. 
 
Outros grupos mais vulneráveis à doença são as mulheres diabéticas, as mulheres que estão a tomar antibióticos e as mulheres imunodeprimidas (devido à infeção pelo VIH, à toma de corticóides ou à quimioterapia, terapias que debilitam o sistema imunitário).    
 

Sintomas, diagnóstico e tratamento

Os sintomas associados à candidíase apresentam-se normalmente na vulva e incluem prurido e desconforto, corrimento vaginal, dor durante o ato sexual e quando se urina. Nos casos mais severos, pode surgir vermelhidão na região da vulva, inchaço e fissuras. 
 
Na presença de sintomas, a mulher deve ir a uma consulta de ginecologia para ser observada e não tentar fazer o diagnóstico sozinha ou por telefone. É importante que o médico identifique a causa dos sintomas a partir de uma análise microscópica — só assim pode confirmar a presença da levedura, excluindo outras causas de vulvovaginites. Para isso, o médico deve colher uma amostra da parede da vagina que é analisada ao microscópio.
 
A candidíase deve ser combatida com um antifúngico, que pode ser oral ou tópico. Se o tratamento for tópico, tem que ser aplicado não só na região da vulva, como também no interior da vagina. Quando a infeção é mais severa, o tratamento poderá ter de ser prolongado.
 

Ler mais sobre

Saúde Feminina

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dr. Pedro Vieira Baptista

Dr. Pedro Vieira Baptista

Hospital Lusíadas Porto
Hospital Lusíadas Lisboa
PT