1 min

Oniomania: quando a mania das compras é uma perturbação

Sente que o sentimento consumista se apodera de si durante a época natalícia? Saiba que há uma perturbação psiquiátrica que prolonga essa vontade de comprar o ano inteiro, é a oniomania. É preciso levá-la a sério e procurar um especialista.

O que é a perturbação de Compras Compulsivas?

"A oniomania, vulgarmente chamada de Compras Compulsivas, é uma perturbação psiquiátrica crónica e prevalente que se caracteriza por um comportamento crónico e repetitivo que é difícil de ser interrompido e tem consequências prejudiciais", alerta Ana Peixinho, coordenadora da Unidade de Psiquiatria e Psicologia do Hospital Lusíadas Lisboa.

À semelhança de outras patologias, só se torna um problema numa fase tardia, quando provoca consequências mais graves. Neste caso, o acumular das dívidas é um sinal de alerta e um aviso de que se deve agir com urgência. "Este é o ponto de viragem para encarar esta patologia de frente, procurar ajuda especializada e iniciar um plano terapêutico junto do psiquiatra", acrescenta Ana Peixinho.

Sintomas

  • Comportamento repetitivo;
  • Pensamentos constantes que é incapaz de controlar sobre comprar;
  • Tenta resistir ao impulso de fazer compras, habitualmente sem sucesso.

A especialista enumera alguns dos interesses de eleição destes pacientes: moda, novos estilos e produtos de vestuário, roupa, sapatos, jóias e maquilhagem.

Quem é mais afetado?

Estima-se que afete cerca de 6% da população, sendo que a maioria são mulheres (92%). A oniomania acompanha frequentemente outras doenças psiquiátricas como a depressão, doença bipolar, ansiedade, dependências, anorexia e bulimia, outras Perturbações do Controlo dos Impulsos e Perturbações da Personalidade.

Tratamento

Um correto acompanhamento psiquiátrico – onde está incluída a intervenção farmacológica com antidepressivos e antagonistas dos opiáceos, mas também a intervenção psicoterapêutica (Terapia Cognitivo-Comportamental com exposição progressiva ao estímulo e prevenção de respostas) – é o tratamento mais adequado.

Ler mais sobre

Depressão

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dra. Ana Peixinho

Dra. Ana Peixinho

Coordenador da Unidade de Neuropsicologia , Psicologia , Psiquiatria

Hospital Lusíadas Lisboa
Hospital Lusíadas Monsanto

Especialidades em foco neste artigo

Especialidades em foco neste artigo

PT