Tags mais relevantes
Tags mais relevantes

4 min
A ciência explica: porque choramos?
Choramos todos os dias para manter a córnea lubrificada. Mas as lágrimas emocionais são as que têm levado a mais investigações: são uma forma de libertar as tensões internas e não devem ser suprimidas por vergonha.

3 min
10 formas de ajudar alguém com depressão
O apoio dos amigos e da família é importante na recuperação. Saiba o que deve fazer (e dizer) para ajudar alguém com depressão.

3 min
Depressão infantil: como identificar
Saiba mais sobre a depressão infantil e a que sinais estar atento.

4 min
A depressão atinge cerca de 20% da população portuguesa mas ainda é negligenciada pelos doentes e, por vezes, incompreendida pela família e amigos. Com a ajuda de três especialistas, fique a saber como se caracteriza e como pode prevenir a depressão nas várias fases da vida.

2 min
5 passos para gerir o stresse no Natal
“Com tanto para fazer, como é que vou ter tempo para tudo?” “Os miúdos passam a véspera de Natal contigo ou comigo?”. Eis algumas estratégias para evitar conflitos como estes no Natal.

1 min
Doença comum, mas escondida, o alcoolismo nas mulheres é explicado por Ana Peixinho, Coordenadora da Unidade de Psiquiatria e Psicologia do Hospital Lusíadas Lisboa.

1 min
Entender os comportamentos autolesivos
Prevenir e agir no momento certo é determinante para fazer diminuir os números assustadores: 7% dos jovens portugueses já tiveram comportamentos autolesivos. Ana Peixinho, Coordenadora da Unidade de Psiquiatria e Psicologia do Hospital Lusíadas Lisboa, esclarece dúvidas e fala de tratamentos.

2 min
Existem atualmente 600 milhões de pessoas no mundo com mais de 60 anos e a OMS estima que em 2025, este número duplicará. O aumento da esperança média de vida e a secundarização do papel do idoso têm contribuído para o aumento da depressão nesta faixa etária. É urgente agir.

1 min
Oniomania: quando a mania das compras é uma perturbação
Sente que o sentimento consumista se apodera de si durante a época natalícia? Saiba que há uma perturbação psiquiátrica que prolonga essa vontade de comprar o ano inteiro, é a oniomania. É preciso levá-la a sério e procurar um especialista.

2 min
É comum ouvir-se dizer que os dias de Outono e Inverno são mais deprimentes e tal afirmação até nem anda muito longe da verdade. Os doentes com depressão tendem a relatar um agravamento do seu estado quando os dias se tornam mais cinzentos.