Lusiadas.pt | Blog | Depressão

Tags mais relevantes

Choro: por que razão choramos?

4 min

A ciência explica: porque choramos?

Choramos todos os dias para manter a córnea lubrificada. Mas as lágrimas emocionais são as que têm levado a mais investigações: são uma forma de libertar as tensões internas e não devem ser suprimidas por vergonha.

10 formas de ajudar alguém com depressão

3 min

10 formas de ajudar alguém com depressão

O apoio dos amigos e da família é importante na recuperação. Saiba o que deve fazer (e dizer) para ajudar alguém com depressão.

Depressão infantil: como a pode identificar?

3 min

Depressão infantil: como identificar

Saiba mais sobre a depressão infantil e a que sinais estar atento.

A depressão atinge cerca de 20% da população portuguesa mas ainda é negligenciada pelos doentes.

4 min

Prevenir a depressão

A depressão atinge cerca de 20% da população portuguesa mas ainda é negligenciada pelos doentes e, por vezes, incompreendida pela família e amigos. Com a ajuda de três especialistas, fique a saber como se caracteriza e como pode prevenir a depressão nas várias fases da vida.

Stresse no Natal: o que fazer para conseguir geri-lo?

2 min

5 passos para gerir o stresse no Natal

“Com tanto para fazer, como é que vou ter tempo para tudo?” “Os miúdos passam a véspera de Natal contigo ou comigo?”. Eis algumas estratégias para evitar conflitos como estes no Natal.

Distúrbios psicológicos e isolamento são frequentemente a causa do alcoolismo nas mulheres

1 min

Alcoolismo nas mulheres

Doença comum, mas escondida, o alcoolismo nas mulheres é explicado por Ana Peixinho, Coordenadora da Unidade de Psiquiatria e Psicologia do Hospital Lusíadas Lisboa.

Cerca de 7% dos jovens, na sua maioria raparigas, já tiveram comportamentos autolesivos.

1 min

Entender os comportamentos autolesivos

Prevenir e agir no momento certo é determinante para fazer diminuir os números assustadores: 7% dos jovens portugueses já tiveram comportamentos autolesivos. Ana Peixinho, Coordenadora da Unidade de Psiquiatria e Psicologia do Hospital Lusíadas Lisboa, esclarece dúvidas e fala de tratamentos.

Depressão na terceira idade: quais são os sintomas a que deve estar atento?

2 min

Depressão na terceira idade

Existem atualmente 600 milhões de pessoas no mundo com mais de 60 anos e a OMS estima que em 2025, este número duplicará. O aumento da esperança média de vida e a secundarização do papel do idoso têm contribuído para o aumento da depressão nesta faixa etária. É urgente agir.

Há uma perturbação psiquiátrica que prolonga essa vontade de fazer compras o ano inteiro: é a oniomania.

1 min

Oniomania: quando a mania das compras é uma perturbação

Sente que o sentimento consumista se apodera de si durante a época natalícia? Saiba que há uma perturbação psiquiátrica que prolonga essa vontade de comprar o ano inteiro, é a oniomania. É preciso levá-la a sério e procurar um especialista.

Este tipo de depressão atinge sobretudo pessoas que vivem em regiões onde o Inverno é mais rigoroso.

2 min

Outono sem depressão

É comum ouvir-se dizer que os dias de Outono e Inverno são mais deprimentes e tal afirmação até nem anda muito longe da verdade. Os doentes com depressão tendem a relatar um agravamento do seu estado quando os dias se tornam mais cinzentos.