3 min

Perda de audição: saiba mais sobre os implantes osteointegrados

Colaboração
Pessoas com problemas congénitos e otites crónicas podem beneficiar deste aparelho auditivo.

Há certas patologias da audição que não permitem a chegada dos sons ao ouvido interno, impedindo os aparelhos auditivos tradicionais de configurar uma solução para este problema. Foi precisamente para colmatar esta falha, que, na década de 1970, nasceu o aparelho auditivo osteointegrado.

Mas, antes de avançarmos, é importante compreender que o ouvido é formado por três partes: o ouvido externo, o ouvido médio e o ouvido interno, representando cada um destes componentes uma etapa que as ondas sonoras atravessam até atingirem o cérebro e resultarem em som e audição. 

O aparelho auditivo osteointegrado é capaz de dar resposta a problemas no ouvido interno e no ouvido médio, servindo-se do osso para enviar os sinais auditivos diretamente até ao ouvido interno, devolvendo, assim, a audição à pessoa.

Estes aparelhos “utilizam um recetor/processador [de som] que estimula o ouvido interno por condução óssea do som, através de uma prótese de titânio”, explica José Tavares, otorrinolaringologista da Clínica Lusíadas Oriente e Hospital Lusíadas Amadora. Neste artigo vamos explicar como funciona este aparelho e a que problemas de audição específicos responde.

A composição dos implantes osteointegrados 

Os implantes osteointegrados são compostos por dois componentes: 

  • Uma prótese de titânio que é inserida no osso temporal do crânio, perto da orelha;
  • Um aparelho de processamento sonoro. 

A prótese de titânio tem uma estrutura externa que permite ligar o aparelho auditivo à prótese. 

O papel do aparelho “é a captação de sinais sonoros e o seu envio para o implante de titânio colocado no osso temporal”, explica José Tavares. Depois, esses sinais sonoros atravessam os ossos do crânio e atingem o ouvido interno, estimulando o nervo auditivo, “que por sua vez comunica com o cérebro que interpreta esses sinais como sons”, diz o médico. 

Assim, apesar de o paciente não ouvir as ondas sonoras que chegam pelo ar ao ouvido, consegue através do aparelho auditivo osteointegrado captar sons que chegam pelo implante de titânio e pelo osso. 

Para que patologias é indicado?

Nem todas as patologias requerem um aparelho auditivo osteointegrado. Este pode ser recomendado “em todas as perdas de audição cuja principal causa de surdez seja a perda de transmissão do som para o ouvido interno”, sublinha José Tavares. As otites crónicas de difícil controlo são um exemplo.

Este aparelho é indicado também para malformações congénitas do ouvido. Dois exemplos são a microtia, que se traduz no subdesenvolvimento da orelha, resultando num ouvido interno fechado;  ou a atresia, que consiste no canal auricular estreito ou não desenvolvido.

Finalmente, a perda de um ouvido decorrente de problemas oncológicos ou de um acidente pode também ter como solução o aparelho auditivo osteointegrado. 

E, neste caso, como é que funciona? A prótese é colada no lado que sofreu o trauma, passando o sinal do aparelho para o implante de titânio, e deste para o osso, viajando através dos ossos do crânio até ao ouvido interno do lado oposto, que se mantém funcional. 

Deste modo, através do aparelho, a pessoa consegue ter com mais facilidade noção do ambiente sonoro que ocorre do lado da cabeça que sofreu o trauma, o que é importante para muitas tarefas do dia-a-dia.    

Da consulta à cirurgia 

A possibilidade do uso de um implante auditivo osteointegrado é discutida numa avaliação de Otorrinolaringologia. Em consulta, o médico faz uma “avaliação auditiva por audiograma tonal simples, audiograma vocal e impedanciometria”, que vai avaliar o estado do ouvido, explica o médico. 

É a partir destes exames que se faz um diagnóstico e que é possível discutir as várias alternativas da reabilitação auditiva. Se o implante auditivo osteointegrado “for a melhor solução, segue-se um teste de adaptação da prótese por contacto direto na pele, usando uma banda que segura a mesma”, refere José Tavares. 

Caso haja uma boa adaptação e o consentimento da pessoa, marca-se a cirurgia. “Nos adultos a cirurgia é realizada com anestesia local e em ambulatório. No caso das crianças e em pessoas com problemas de ansiedade é efetuada sob anestesia geral”, explica o médico. 

Os resultados, segundo o médico, são positivos: “Uma audição dentro da normalidade. Por vezes, é necessária uma fase de adaptação ao novo espectro auditivo.”

Ler mais sobre

Ouvidos

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dr. José Tavares

Dr. José Tavares

Clínica Lusíadas Oriente
Hospital Lusíadas Amadora
PT