3 min

Fimose: o que é e como tratar

Colaboração
Chama-se fimose à incapacidade de contrair o prepúcio para trás da glande do pénis. O problema pode ter diferentes graus, mas, sobretudo, é importante distinguir a causa desta inaptidão.

Os bebés nascem com a pele do prepúcio colada à glande do pénis e essa é uma situação fisiológica que o tempo quase sempre resolve. A fimose propriamente dita implica a perda irreversível da elasticidade da pele por fenómenos de cicatrização pós traumatismos ou de infeções, como explica João Varregoso, coordenador da Unidade de Urologia do Hospital Lusíadas Lisboa.

O que é?

Chama-se fimose à incapacidade de contrair o prepúcio para trás da glande do pénis. O problema pode ter diferentes graus, mas, sobretudo, é importante distinguir a causa desta inaptidão:

  • Fimose fisiológica/pediátrica

Os bebés nascem com a pele que cobre a glande (prepúcio) colada à própria glande. É uma situação fisiológica que não deve ser confundida com uma patologia. As aderências que impedem a retração do prepúcio desaparecem naturalmente, na maioria dos casos até aos três anos, podendo a resolução completa arrastar-se até aos 10 anos.

  • Fimose patológica

A origem do problema é geralmente inflamatória. Na sequência de uma infeção local, causada por bactérias ou fungos, a pele fica danificada, com sequelas cicatriciais dessas microlesões e a pele perde elasticidade tornando impossível a retração do prepúcio. A situação é irreversível e obriga a intervenção cirúrgica.

Casos extremos de fimoses pronunciadas muito prolongadas no tempo são fator de risco para tumor do pénis — são, contudo, situações muito raras.

Sintomas da fimose

  • Nas crianças

A incapacidade de exposição da glande, por si só, não é motivo de preocupação — e também é normal que se possam acumular secreções que chegam a formar pequenos altinhos.

São resultado da escamação das células do epitélio, que se misturam com óleos e gorduras acumulando-se nos genitais formando o chamado esmegma.

Nas crianças, quase tudo é normal: até mesmo a formação de um pequeno balão ao urinar pode apenas significar que o diâmetro da uretra é ainda maior do que o do prepúcio. Os pais apenas devem ter alguns cuidados com a higiene, afastando a pele suavemente para manter a zona limpa, sem forçar a retração da pele, o que pode provocar lesões e originar uma fimose patológica.

“Não tem qualquer interesse forçar a evolução do processo [de descolamento]”, defende o urologista João Varregoso. No entanto, é sabido que a fimose fisiológica pode facilitar as situações inflamatórias que exigem tratamento imediato.

Os sinais de alerta de infeções nas crianças são:

  • Dores;
  • Desconforto;
  • Ardor;
  • Dificuldade em urinar.
     
  • Nos adultos

A fimose surge nos adultos por regra na sequência de traumatismos, inflamações e/ou infeções como as postites (inflamação do prepúcio). As infeções deixam sequelas na pele que, ao cicatrizar se torna mais espessa, perdendo a elasticidade e impedindo a necessária dilatação dos tecidos.

Os sinais de alerta de infeções nos adultos são:

  • Ereções dolorosas;
  • Diminuição da sensibilidade sexual;
  • Dores;
  • Sangue na urina;
  • Ardor;
  • Dificuldade em urinar;
  • Jato urinário fraco;
  • Infeções urinárias frequentes.

Como se trata a fimose?

  • Fimose fisiológica/pediátrica

Para facilitar o descolamento do prepúcio, os pediatras recorrem muitas vezes ao uso de corticoides, em forma de pomada, recomendando a sua aplicação por um período de seis a oito semanas, com uma média de duas aplicações diárias.

A intenção do tratamento é “amolecer a pele”, facilitando o seu descolamento. A opção de tratamento não se aplica aos casos onde já existem lesões cicatrizadas - fimose patológica.

  • Fimose patológica

A cirurgia é a única alternativa, para adultos e crianças. Ainda assim, dependo da extensão das lesões e da gravidade da situação, os médicos podem sugerir diferentes soluções:

1. Prepúcioplastia

É a opção menos radical, válida para situações em que o estreitamento do prepúcio não é demasiado pronunciado. O procedimento consiste em obter o alargamento do prepúcio através de incisões, retalhos de pele e movimentos de rotação específicos, realizados pelo cirurgião durante a cirurgia.

“É a solução preferida dos cirurgiões pediátricos, porque não implica alteração da imagem corporal”, explica João Varregoso.

2. Circuncisão

A remoção total do prepúcio e, em algumas culturas, como no judaísmo ou islamismo, é um procedimento generalizado, por questões religiosas. Implica alteração da imagem corporal e como a glande fica desprotegida verifica-se uma ligeira perda de sensibilidade erógena, provocada pelo espessamento da pele.

A cirurgia não interfere porém com a capacidade de sentir e provocar no/a parceiro/a prazer sexual. Além disso, diminui o risco de doenças sexualmente transmissíveis.  

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dr. João Varregoso

Dr. João Varregoso

Hospital Lusíadas Lisboa

Especialidades em foco neste artigo

Especialidades em foco neste artigo

PT