Lusiadas.pt | Blog | Gravidez e Maternidade | Pós Parto | O que a mãe come interfere na amamentação?
1 min

O que a mãe come interfere na amamentação?

Se tem dúvidas sobre qual é a alimentação mais adequada durante os meses de amamentação, nós respondemos.

Sim, é um facto: o que a mãe come interfere na amamentação. Mas existem outras dúvidas que envolvem a alimentação da mãe e a sua capacidade de aumentar ou alterar a produção de leite. A Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa ajuda a esclarecer as principais questões que surgem nesta altura.

Por que é que uma alimentação adequada é tão importante durante a amamentação?

Uma alimentação adequada, isto é, completa, variada e equilibrada, constituída por todos os grupos de alimentos da roda dos alimentos, é essencial para que o leite materno tenha todos os nutrientes essenciais à nutrição do bebé.

Por que é que a variedade é tão importante?

O aleitamento materno permite o contacto com uma variedade de sabores dependentes da alimentação da mãe, facilitando posteriormente a diversificação alimentar do seu filho.

O consumo de determinados alimentos pode ajudar a aumentar a produção de leite?

Não existe evidência científica que comprove o efeito de determinados alimentos no aumento da produção de leite materno. A melhor forma de aumentar a produção de leite é dar de mamar sempre que a criança desejar, uma vez que a produção de leite materno aumenta de acordo com a quantidade extraída e a sua frequência. Fazer uma boa hidratação é também determinante para a produção adequada de leite ao longo dos meses de amamentação.

Este artigo foi útil?

We appreciate the feedback.

Please include your email if you want us to follow up with you.

PT