Lusiadas.pt | Blog | Idosos

Tags mais relevantes

Água: o estado de hidratação do idoso

2 min

Água: o estado de hidratação do idoso

Conheça os principais sinais de desidratação e saiba que estratégias adotar para garantir um aporte hídrico adequado.

Fratura do colo do fémur: quais os tratamentos

5 min

Fratura do colo do fémur: o que é e qual o tratamento

Na pessoa idosa, é frequente uma queda provocar a fratura do colo do fémur. Este acidente pode ter um prognóstico negativo se a fratura não for tratada rapidamente. Por isso, o Hospital Lusíadas Lisboa desenvolveu a Via Verde Colo do Fémur.

A demência caracteriza-se por alterações cognitivas.

7 min

Demência: ajudar doentes e familiares / cuidadores

A deteção precoce e a forma de lidar com a demência, nem sempre são fáceis. Muitas vezes a demência é confundida com o envelhecimento normal ou com outras patologias e os familiares confrontados com a nova situação começam a manifestar dificuldades por não a saberem gerir. Filomena Santos, psicóloga clínica do Hospital Lusíadas Porto, sugere algumas orientações.

Nutrição em geriatria: qual a sua importância

2 min

Nutrição em geriatria: será mesmo importante?

A desnutrição no idoso pode ser muitas vezes desvalorizada por se confundir com sinais de envelhecimento. No entanto, é preciso estar atento: é que as alterações no estado nutricional dos idosos contribuem de forma significativa para o aumento da incapacidade física, morbilidade e mortalidade.

As doenças que podem causar sensação de vertigem e tontura

4 min

Principais causas de vertigem

“A vertigem é um sintoma, não é uma doença”, explica Conceição Monteiro, otorrinolaringologista responsável pela Consulta de Vertigem e Reabilitação Vestibular do Hospital Lusíadas Lisboa e presidente da Associação Portuguesa de Otoneurologia. Há várias doenças que podem causar vertigem: fique a conhecer as mais comuns.

Insolação: o que é e como prevenir

1 min

Insolação: o que é e como prevenir

O aumento exponencial da temperatura do corpo pode provocar tonturas, alterações do estado mental, queimaduras cutâneas e, em alguns casos, ser fatal. Saiba como evitar este tipo de situação.

Facto ou mito: as pessoas mais velhas precisam de dormir menos?

3 min

As pessoas mais velhas precisam de dormir menos?

Vários dados clínicos indicam que depois dos 65 anos as pessoas dormem menos horas e têm um sono mais leve. Mas isto pode traduzir-se em maior fadiga durante o dia.

O que é a vertigem e como a tratar?

2 min

Vertigem: um sintoma e não uma doença

A vertigem e o desequilíbrio são queixas frequentes – calcula-se que 20% das pessoas entre os 18 e os 65 anos já tenham sentido um episódio de vertigem/alteração do equilíbrio. Perceba o que é a vertigem e o chamado Síndrome Vertiginoso.

Relação avós e netos

3 min

6 benefícios da (boa) relação entre avós e netos

Quando os elos emocionais entre avós e netos são fortes, a relação pode ser benéfica para a saúde, bem-estar e desenvolvimento de ambos, apontam vários estudos.

A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa de causa incerta e que afeta primariamente adultos idosos. Ricardo Coentre, Médico Psiquiatra do Hospital Lusíadas Lisboa, explica como detetar os sintomas e acompanhar o doente.

3 min

O que é a doença de Alzheimer

Ricardo Coentre, médico psiquiatra do Hospital Lusíadas Lisboa, explica como detetar os sintomas e apoiar quem tem a doença de Alzheimer, uma patologia neurodegenerativa de causa incerta que se manifesta, principalmente, numa idade avançada.