Procurar

Filtros

Filtros

  • Categorias

  • Especialidades

  • Tags

Limpar Filtros

Água: o estado de hidratação do idoso

Conheça os principais sinais de desidratação e saiba que estratégias adotar para garantir um aporte hídrico adequado.

2 min

Fratura do colo do fémur: o que é e qual o tratamento

Na pessoa idosa, é frequente uma queda provocar a fratura do colo do fémur. Este acidente pode ter um prognóstico negativo se a fratura não for tratada rapidamente. Por isso, o Hospital Lusíadas Lisboa desenvolveu a Via Verde Colo do Fémur.

5 min

Demência: ajudar doentes e familiares / cuidadores

A deteção precoce e a forma de lidar com a demência, nem sempre são fáceis. Muitas vezes a demência é confundida com o envelhecimento normal ou com outras patologias e os familiares confrontados com a nova situação começam a manifestar dificuldades por não a saberem gerir. Filomena Santos, psicóloga clínica do Hospital Lusíadas Porto, sugere algumas orientações.

7 min

Nutrição em geriatria: será mesmo importante?

A desnutrição no idoso pode ser muitas vezes desvalorizada por se confundir com sinais de envelhecimento. No entanto, é preciso estar atento: é que as alterações no estado nutricional dos idosos contribuem de forma significativa para o aumento da incapacidade física, morbilidade e mortalidade.

2 min

Principais causas de vertigem

“A vertigem é um sintoma, não é uma doença”, explica Conceição Monteiro, otorrinolaringologista responsável pela Consulta de Vertigem e Reabilitação Vestibular do Hospital Lusíadas Lisboa e presidente da Associação Portuguesa de Otoneurologia. Há várias doenças que podem causar vertigem: fique a conhecer as mais comuns.

4 min

Insolação: o que é e como prevenir

O aumento exponencial da temperatura do corpo pode provocar tonturas, alterações do estado mental, queimaduras cutâneas e, em alguns casos, ser fatal. Saiba como evitar este tipo de situação.

1 min

Artigos mais lidos

Prevenção e Estilo de Vida

5 desportos ao ar livre para uma primavera ativa

2 min
Doenças

Qual a relação entre a obesidade e a depressão? 

3 min
Prevenção e Estilo de Vida

Como usar o fio dentário? 

2 min