1 min

Diagnóstico do cancro da mama: a que sinais estar atenta

Revisão Científica
Quando o assunto é cancro da mama, Marta Marum, ginecologista do Hospital Lusíadas Lisboa, aconselha o máximo de atenção: "É importante estar atenta aos sinais que o corpo possa estar a transmitir." Saiba quais são.

Sinais, nódulos e alterações da pele, há várias alterações no corpo da mulher que permitem ajudar no diagnóstico do cancro da mama e que por isso mesmo são importantes barómetros, explica Marta Marum, ginecologista do Hospital Lusíadas Lisboa.  Aprenda então a identificar os sinais que permitem fazer um possível diagnóstico do cancro da mama - e que deve expôr ao seu médico.

Sinais que ajudam no diagnóstico do cancro da mama

  • Nódulos

São encontrados através da palpação, o que a mulher pode fazer mensalmente, por exemplo, durante o banho.

  • Alteração cutânea da mama

Se a pele estiver avermelhada e dolorosa, ou com aspeto de casca de laranja, deve consultar um especialista.

  • Corrimento mamilar

Qualquer saída de líquido pelos mamilos deverá ser valorizada. Este corrimento é muitas vezes benigno, mas também pode surgir associado ao cancro da mama. Para fazer um diagnóstico correto, deve ser observado e analisado em consulta.

Diagnóstico

Se houver queixas ou evidência de alterações nos exames imagiológicos que sugiram cancro da mama, deverá ser feita uma biópsia que permitirá saber se existe doença cancerígena.

Tratamento

A cirurgia é o tratamento mais comum, mas nem sempre é necessário. A tendência é para preservar a mama e a axília, sempre que possível. Outros tratamentos que podem ser feitos antes ou após a cirurgia são a radioterapia e a quimioterapia. A Hormonoterapia pode prolongar-se por cinco a dez anos, por vezes após a cirurgia.

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dra. Marta Marum Azevedo

Dra. Marta Marum Azevedo

Hospital Lusíadas Lisboa
Hospital Lusíadas Amadora
PT