3 min

Check-up: tudo o que um homem precisa de saber

Colaboração
Neste artigo, exploramos os vários exames que os homens deverão fazer em determinadas etapas da sua vida, compreendendo a importância de cada um desses métodos de diagnóstico para a prevenção e tratamento de vários tipos de doenças. 

“Manter um bom estado de saúde depende, em grande medida, dos cuidados que cada um deve ter, nunca esperando que sejam os responsáveis pela saúde em cada região ou país a desempenhar integralmente esse papel, que é, essencialmente, individual", aconselha o Dr. Paulo Mota, Coordenador de Urologia no Hospital Lusíadas Braga, recomendando o check-up. 
 

Importância do Check-up ao longo da vida

“É crucial ressaltar a importância do diagnóstico precoce de uma doença. Essa abordagem permite a implementação oportuna de tratamentos, sendo que em diversas circunstâncias mais complexas e graves, ela pode, inclusive, permitir a cura da doença”, aponta o médico.  

20-30 Anos

Nesta idade é aconselhada a realização de uma avaliação clínica geral, podendo incluir exames auxiliares conforme critério médico. Recomenda-se especialmente para indivíduos com história familiar de doenças precoces, tais como cardiovasculares, diabetes, glaucoma, infertilidade e neoplasias.

A presença de história de doenças genéticas na família é também um fator muito importante a ter em consideração. A autoavaliação e o conhecimento do próprio corpo são indispensáveis em todas as idades, mas começam a ter mais relevância nas idades mais precoces. 

Como exemplo, a realização do autoexame testicular é essencial (como “rastreio” do cancro do testículo) na manutenção da saúde do jovem.

40 Anos

Nesta idade, deve ser realizada uma avaliação bastante abrangente, complementada eventualmente por análises, eletrocardiograma / ecocardiograma e outros exames de imagem como a ecografia abdominal. A partir desta faixa etária, recomenda-se uma avaliação clínica frequente e regular.

50 Anos

Trata-se, classicamente, da idade “charneira” para o surgimento de doenças relevantes que podem colocar em risco o atingimento de idades mais avançadas com a saúde e qualidade de vida desejáveis. Estão recomendadas avaliações médicas, análises e eventualmente outros exames (por exemplo, exames de imagem) regulares.

Adicionalmente deve ser iniciado o despiste de algumas doenças como o Cancro da Próstata e do trato gastrointestinal, patologia oftalmológica e cardiovascular. 
Nas pessoas com determinados fatores de risco (raças / etnias, localizações geográficas ou história familiar ou genética) deve-se considerar iniciar 5-10 anos mais cedo.

70 Anos

Esta é a idade onde surgem a maioria das doenças esporádicas. Assim, a vigilância torna-se ainda mais essencial. Avaliações clínicas pormenorizadas, exames analíticos e de imagem, assim como exames mais específicos estão indicados.

São exemplos dos exames recomendados a radiografia/tomografia do tórax, avaliações urológicas e gastroenterológicas, eletrocardiograma, ecocardiograma, prova de esforço e a ecografia abdominal.

Todo o aconselhamento acima referido é considerado básico. Este é sempre individualizado e complementado por outros exames nas pessoas com sintomas e história familiar de determinadas doenças (cardiovasculares, endócrinas, metabólicas e neoplásicas).
No entanto, a extensão dos exames a serem realizados deve sempre depender da decisão do médico responsável pela avaliação clínica. 

A nossa herança genética, infelizmente, ainda não é controlável. Contudo, o conhecimento atual possibilita já a definição de estratégias que nos permitem viver mais tempo e de forma mais saudável. Temos o dever de transmitir às próximas gerações a mensagem de que zelar pela nossa saúde é um direito e, simultaneamente, uma responsabilidade.

Assim, o diagnóstico precoce, possibilitado pelos Check-ups feitos ao longo da vida “é um ponto de partida fundamental para assegurar a eficácia das intervenções médicas e potenciar melhores resultados para os doentes", sublinha o Dr. Paulo Mota. 

O módulo de Check-up "Saúde Masculina" da Lusíadas Saúde oferece acesso aos melhores meios de diagnóstico e prevenção em todas as fases da vida, proporcionando assim uma maior tranquilidade para a sua saúde.
 

Ler mais sobre

Saúde Masculina

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dr. Paulo Mota

Dr. Paulo Mota

Coordenador da Unidade de Urologia

Hospital Lusíadas Braga

Especialidades em foco neste artigo

Especialidades em foco neste artigo

PT