3 min

Vasectomia: o que deve saber

Colaboração
O procedimento é fácil e rápido, a vasectomia não tem contraindicações, não interfere com a vida sexual e é um dos métodos contracetivos mais eficazes.

O que é a vasectomia?

Usada como meio de contraceção, a vasectomia consiste na laqueação dos canais deferentes, que transportam para as vesículas seminais os espermatozoides, lançados na uretra através dos canais ejaculadores. A finalidade da vasectomia é impedir a progressão dos espermatozoides e obter a esterilização masculina. Implica apenas duas pequenas incisões laterais no escroto (inferiores a um centímetro), para permitir a interrupção cirúrgica dos canais, que são seccionados e obstruídos bilateralmente, sendo a incisão na pele posteriormente encerrada com sutura adesiva ou pontos absorvíveis.

É um procedimento muito rápido, de 20 a 30 minutos, realizado em ambulatório e com anestesia local. Só em casos muito específicos — alguém que esteja muito ansioso, por exemplo — se recorre a anestesia geral. Por regra, menos de uma hora depois, a pessoa sai pelo seu próprio pé do hospital e pode retomar a sua vida normal, sem complicações.

Eficácia do método 

A vasectomia é um método de contraceção seguro, superando mesmo a pílula em taxa de eficácia. A probabilidade de falha e consequente gravidez é inferior a 0,5 - 1%.

No entanto, o resultado só deve ser considerado no mínimo três meses depois da cirurgia e após a garantia absoluta da esterilidade. Para isso é necessária a realização de um espermograma cerca de três meses após o procedimento, que confirme a ausência total de espermatozoides no ejaculado (azoospermia). Há espermatozoides nas vesículas seminais que surgem nas ejaculações seguintes e até o espermograma confirmar a azoospermia, é necessário manter a proteção.

Implicações da cirurgia

A vasectomia não tem contraindicações, além das dúvidas que possa suscitar, o risco de infeção ou presença de hematomas é quase nulo e também não tem qualquer implicação no desempenho sexual. Não altera nada: a ejaculação continua igual (os espermatozoides são apenas um dos muitos componentes do ejaculado) e o homem contínua a ter orgasmo da mesma maneira.

A quem se destina

Por motivos éticos e legais, a vasectomia não deve ser feita a menores de 25 anos e, mesmo depois dessa idade, é uma opção que deve ser discutida com o casal e o médico especialista. Normalmente, a vasectomia como método contracetivo é uma escolha pensada por casais já com alguns filhos.

Apesar disso, é importante lembrar que por vezes surgem divórcios e uniões que vêm alterar a decisão de não querer ter mais filhos. Ainda que a vasectomia não signifique a impossibilidade de vir a ter filhos novamente, se existem dúvidas, não deve ser feita.

Voltar a ter filhos: a vasectomia é irreversível?

A vasectomia pode ser reversível, embora não seja um processo fácil. Quando em causa estão os canais deferentes, é relevante saber que estamos a falar de ligações tubulares com o diâmetro da carga de uma esferográfica, com paredes grossas e um espaço interior (lúmen) fino como uma agulha, por onde circulam os espermatozoides.

A microcirurgia de reversão da vasectomia nem sempre resulta, podendo revelar-se impossível. Por esse motivo, quando existe vontade de voltar a ter filhos, a opção passa muitas vezes por retirar os espermatozoides diretamente dos testículos, através de uma punção, para fecundação em laboratório e tentativa de gravidez recorrendo a técnicas de fertilização in vitro.

Ler mais sobre

Saúde Masculina

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dr. Pedro Costa

Dr. Pedro Costa

Hospital Lusíadas Santa Maria da Feira

Especialidades em foco neste artigo

Especialidades em foco neste artigo

PT