4 min

Sushi: prós e contras

Sabia que 10 peças de sushi contêm cerca de 15g de proteína, o equivalente a dois ovos médios? No entanto, tenha atenção ao molho de soja: uma colher de sopa corresponde a metade da quantidade total de sal que deve ser ingerida diariamente (5g). Os benefícios e os cuidados a ter com o sushi.

O sushi é um dos pratos japoneses mais famosos em todo o mundo e surgiu da necessidade de desenvolver uma técnica de conservação do peixe juntamente com arroz envinagrado. Tipicamente, o sushi apresenta-se sob a forma de rolos de pequeno tamanho, compostos por arroz, algas e pescado, acompanhados com molho de soja. Para além destes ingredientes pode, ainda, conter marisco, ovo e diversos vegetais e frutos.

Quais os ingredientes utilizados no sushi?

  • Alga

As algas utilizadas no sushi são as Nori. A nível nutricional são ricas em proteína, fibra, ácidos gordos ómega 3, minerais como cálcio, potássio, magnésio, ferro e iodo e vitaminas do complexo B e carotenoides. Além disso, apresentam um baixo valor calórico e de gorduras. 1 folha de Nori (2g) contém apenas 8kcal.

  • Arroz

O arroz utilizado no sushi é confecionado com vinagre de arroz, açúcar, sal e água. Apesar desta adição de açúcares simples, o arroz é uma fonte de hidratos de carbono de absorção lenta, com 70 a 80% de amido na sua constituição. É praticamente isento de gordura e tem baixo teor de sódio. Devido ao seu processamento, o arroz japonês é pobre em vitaminas e tem menor teor de fibra.

  • Peixe

Os peixes comummente utilizados no sushi são o salmão, o atum, a perca, a pescada, a cavala, a sardinha e o arenque. Habitualmente, o peixe é consumido fatiado em cru. É um alimento rico em proteínas de alto valor biológico, em minerais como ferro, iodo, potássio, fósforo e selénio e em vitaminas A e do complexo B. Peixes como a cavala, a sardinha, o salmão ou o atum são ricos em ácidos gordos ómega 3, importantes na prevenção das doenças cardiovasculares.

  • Molho de soja

É produzido a partir da fermentação de feijões de soja e do grão de trigo. O molho de soja tradicional (Shoyu) apresenta um baixo valor calórico, por ser isento de gordura, e um teor elevado de sal, sendo que 1 colher de sopa contém 10kcal e 2,3g de sal. Contudo, alguns molhos comerciais apresentam adição de açúcar, o que aumenta em grande medida o valor calórico deste produto, podendo mesmo triplicá-lo.

Qual a composição nutricional do sushi?

Por norma, um rolo de sushi contém entre 20 a 60kcal, sendo que uma refeição constituída por 10 peças contém, em média, 500kcal. Esta refeição é considerada de baixo valor calórico, quando comparada com outras refeições de fast-food como pizzas, hambúrgueres, entre outros. Já a nível proteico, 10 peças de sushi contêm cerca de 15g de proteína, o equivalente a 2 ovos médios. Nutricionalmente, o sushi pode ser vantajoso, desde que consumido com moderação, por ser:

  • Rico em hidratos de carbono de absorção lenta;
  • Ter um elevado teor de gordura insaturada e fonte de ácidos gordos ómega 3;
  • Rico em iodo, ferro, potássio e fósforo e em vitaminas A e do complexo B.

Contudo, quando o sushi é confecionado com gordura, por exemplo frito, o seu valor calórico pode mesmo duplicar. Deverá, também, evitar as peças de sushi que têm adição de maionese ou cremes de queijo e peças com frutos, uma vez que o arroz já é confecionado com adição de açúcar.

Uma das desvantagens do consumo de sushi, que surge associada à adição do molho de soja, é o excesso de sódio do mesmo. Pessoas com hipertensão arterial deverão evitar a adição de molho de soja uma vez que 1 colher de sopa deste molho corresponde a metade da quantidade total de sal que deve ser ingerida diariamente (5g).

Para reduzir o valor calórico da sua refeição e aumentar a saciedade, poderá combinar a ingestão de peças de sushi com peças de sashimi (fatias de peixe cru) e peças com vegetais, uma vez que assim reduz a ingestão de hidratos de carbono.

De facto, numa peça de sushi o arroz poderá representar cerca de 75% do seu volume total, pelo que é preferível consumir peças com menor quantidade de arroz ou que tenham na sua constituição vegetais e maior quantidade de peixe e/ou algas.

Quais os perigos?

A segurança alimentar é um ponto a ser considerado aquando do consumo de sushi, uma vez que o mesmo implica o consumo do peixe em cru.

Para a eliminação dos microrganismos a Food and Drug Administration, agência norte-americana que controla os medicamentos e os alimentos, bem como o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) recomendam que o peixe seja congelado durante sete dias se a temperatura rondar os -20ºC; por 24 horas se for congelado a -35ºC e armazenado a -20ºC ou durante 15 horas se for congelado e conservado a -35ºC.

Além disso, os peixes com maior risco de contaminação são imersos em sal durante 20 minutos e depois são colocados num preparado com água e vinagre de arroz durante uma hora. Importa, ainda, que sejam cumpridas todas as normas de higiene e segurança alimentar dos manipuladores, instalações e instrumentos, entre outros fatores.

Neste sentido, doentes imunodeprimidos e grávidas não deverão consumir este alimento, pelo risco de contaminação. Caso o façam, deverão garantir que o local de consumo cumpre todas as normas de segurança alimentar.

Ler mais sobre

Nutrição Dietas

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dra. Joana Bernardo

Dra. Joana Bernardo

Hospital Lusíadas Lisboa
PT